"O Que os Problemas Realmente Difíceis Fizeram Por Mim"

22/05/2014 Matheus Carioca

Palestra ministrada pelo Prof. Anibal Costa dedicada exclusivamente ao Noic!

Anibal ingressou no ITA aos 17 anos. Na ocasião, foi selecionado por uma banca de professores doutores da USP como um dos 3 universitários mais promissores entre todos os cursos de ITA, USP e UNICAMP. Foi enviado a Israel para pesquisa em Física Avançada pelo Instituto Weizmann de Ciências (Rehovot), onde pôde entrar em contato com universitários do mundo todo e pesquisas as mais avançadas. Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA. Capitão da Força Aérea Brasileira. Deu aulas de literatura, foi orador de turma, tocou projetos pedagógico como a revista Sapiens, fez cursos de cinema e música, especializou-se em negócios pelas Forças Armadas, em manutenção de aeronaves pela Boeing, em Metrologia de Alta Frequência pelo governo espanhol. Começou na poesia, mas especializou-se nas canções. Compôs centenas de músicas e gravou dois álbuns.

Bem, um profissional muito completo e apaixonado por olimpíadas! A nosso pedido ele criou este texto sobre sua relação de paixão e ódio por problemas "impossíveis" e sua importância no nosso crescimento.

" Existe uma única definição útil para PROBLEMAS REALMENTE DIFÍCEIS (PRD): são aqueles que, a princípio, não oferecem NENHUMA saída. A gente fica ali na frente deles e não sai nada. A gente tenta mover o bendito problema em alguma direção e ele simplesmente não vai. A solução pode ser até obvia, mas a gente gasta um tempo danado e não enxerga. E quanto mais a gente mexe, mais ele se esconde. Ora, aprendi muito cedo que esses eram justamente meus problemas favoritos e dediquei uma parte ... "

Leia Mais no site do Prof. Anibal Costa, Clique Aqui!

Em breve este texto e muitos outros estarão armazenados em uma página especial do Noic. Você não perde por esperar!

Comentários

  1. como eu faço para ler o restante do texto de Anibal? Li ele em 2014 e gostaria de reler.

Comente