OBM disponibiliza primeiras listas IMO e Cone Sul

OBM disponibiliza primeiras listas IMO e Cone Sul

38 Flares Facebook 38 38 Flares ×

A Olimpíada Brasileira de Matemática recentemente disponibilizou as primeiras listas de problemas que fazem parte do processo seletivo para a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM) e para a Olimpíada de Matemática do Cone Sul. Os alunos que se se classificaram para alguma das seletivas, além de realizarem as provas, devem resolver os problemas dessas listas e enviá-los por e-mail para os corretores.

Qualquer aluno com alguma medalha ou menção na OBM de 2015 participa do processo seletivo para as competições internacionais de 2016, desde que preencha os requisitos de cada olimpíada:

  • Cone Sul - o aluno não pode ter feito 16 anos até o dia 31 de dezembro de 2015;
  • IMO - o aluno não pode ter ingressado na faculdade até a data da Olimpíada (5 de julho de 2016);
  • Ibero - o aluno não pode ter feito 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2015 nem ter participado de duas edições anteriores da competição.

As resolução das listas influencia no processo seletivo juntamente com as notas nos testes de seleção e a classificação na OBM de 2015. A lista Cone Sul pode ser encontrada neste link e os participantes devem enviar suas soluções até o dia 19 de fevereiro deste ano. Já a lista IMO/Ibero se encontra neste link e as soluções podem ser enviadas até o dia 12 de fevereiro.

Para mais informações sobre os processos seletivos, ver listas anteriores para treinar, bem como encontrar os endereços de e-mail para os quais enviar suas soluções, acesse o site da Seletiva Cone Sul e o da Seletiva IMO/Ibero. Neles você encontra as datas dos Testes Seletivos e das próximas listas, que também serão divulgadas neles.

O Noic deseja boa sorte a todos que desejam representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Matemática de 2016!

Nossa equipe de Matemática é composta por alunos que estudam para olimpíadas, e chefiada por Daniel Lima, que já conquistou duas medalhas de prata na IMO! Confira o material que disponibilizamos para você!

 

Para ver nosso Guia de Estudos de Matemática, clique aqui.

Para ver nossos Problemas da Semana de Matemática, clique aqui.

Para saber mais sobre a OBM, clique aqui.

Para saber mais sobre a IMO, clique aqui.

Para saber mais sobre a Cone Sul, clique aqui.

38 Flares Facebook 38 38 Flares ×