Selecionado o Time da Olimpíada Internacional de Informática

Selecionado o Time da Olimpíada Internacional de Informática

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Foram definidos na sexta-feira, dia 08 de agosto, os quatro alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Informática (IOI) de 2018. A seletiva foi composta de cinco dias de prova, em que os doze alunos com a melhor colocação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) competiram pelas vagas na 30ª ediçãoda competição, que acontecerá em setembro no Japão.

Veja os classificados, em ordem de pontuação:

Gabriel Silva Simões SP
Ivan de Ávila Ribeiro Carvalho SP
Matheus Leal Viana CE
João Guilherme Madeira Araújo CE

O NOIC conversou com um dos membros do time, Ivan Carvalho, sobre sua preparação. Ele estuda na sede de Valinhos/SP de uma escola particular, e contou que a maior parte do seu treinamento foi por conta própria. "Comecei programando em python, e ainda não conhecia a OBI. Foi só no segundo ano do ensino médio comecei a participar da olimpíada. Passei para a segunda fase, mas percebi que só com o que sabia na época não iria muito longe. Comecei a fazer o curso NOIC, e com as aulas e problemas da semana estava pronto para a OBI".

Ivan obteve medalha de ouro em sua primeira olimpíada de programação, e competiu pela vaga na IOI 2017. "Na seletiva do ano passado, me faltou mais experiência para resolver problemas. Tinha aprendido tudo muito rápido, era tudo muito novo". Este ano o competidor tave exelente desempenho na seletiva, obtendo a nota máxima nos primeiros três dias de prova. Ele recomenda: "Para praticar, usei um site indicado pelo NOIC,  o USACO Training Gateway, da Olimpíada Americana de Informática. Este site, por sua vez, sugere resolver as provas passadas da COCI, a olimpíada da croácia, que publica as soluções das questões".

Ele conclui: "Se você gosta de programação, não deixe de estudar pelos recursos que encontrar. Pratique o máximo que você puder. Não tenha medo de levar resposta errada ou ver a solução dos outros, porque é assim que se aprende".

O NOIC parabeniza os classificados!

Clique aqui e conheça o CodCad, uma plataforma desenvolvido em parceria com o Noic, que ensina programação do zero até cursos mais aprofundados para abranger todas as áreas da OBI. Nele você encontrará aulas teóricas para aprender os conteúdos e problemas para praticar, que a própria plataforma corrige.

Além disso, não deixe de conferir os Problemas da Semana do Noic, além do nosso Guia de Estudos de Informática.

Para saber mais sobre a OBI, clique aqui.

Para saber mais sobre a IOI, clique aqui.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×