Confira dicas para a OBC deste sábado!

24/06/2019 Jamile Rebouças

Já estamos na reta final para a Olimpíada Brasileira de Ciências, mas não se desespere!

Conversamos com o Ygor Santana Moura, que foi selecionado para a IJSO de 2017 e já possui mais de 30 premiações em olimpíadas do conhecimento. As dicas que ele passou para a prova deste sábado foram:

"A prova da OBC cobre assuntos bem variados e é comum se ter uma afinidade maior em uma matéria que em outra. A prova é longa e geralmente não se termina tudo. Então é muito importante ter uma estratégia de prova porque é frustrante gastar muito tempo em uma questão que não sai e quando o tempo da prova acaba você percebe que deixou de fazer uma questão fácil. A forma de fazer a prova é algo pessoal que deve ser testado fazendo simulados.

Minhas dicas de como fazer a prova baseado na minha experiência

1°) Como fazer a prova

Costumo dividir o tempo da prova em três partes. Primeira parte: pegar a prova do começo (mesmo que física fosse a minha pior matéria) e passava rapidamente pela prova me perguntando se eu conseguia fazer a questão em 2 minutos ou menos. Se sim eu fazia, se não eu passava. Eu fiz apenas duas questões de física, mas garanti muitos pontos em química e biologia. Essa parte deve demorar em torno de 1 hora. Segunda parte: depois eu passava pelas questões mais calmamente e para cada questão me perguntava se eu conseguia fazer a questão. Se sim eu fazia, se não eu pulava. Essa é a parte que demora mais tempo e rende mais ou menos a mesma quantidade de pontos que a primeira. O ideal é terminar essa parte faltando entre uma hora e meia hora de prova e deixando poucas questões em branco. Geralmente 80% da sua nota está garantida nessas duas partes. Terceira parte: nos momentos finais você tem que garantir um bom resultado. São as questões que você considerou difíceis, mas agora você tem um tempo maior para resolver. Não se preocupe em gastar muito tempo em resolver uma questão porque poucas pessoas vão fazer essa questão e se você for uma delas isso é muito bom.

2°) Chutar

Sobre chutar uma questão, fortemente não aconselho porque perde ponto, mas caso você tiver mais certeza de uma de forma consciente, eu aconselho a marcar.

3°) Manter a calma

Se desesperar só vai atrapalhar. Você vai acabar demorando um tempo maior para resolver a questão e talvez faça errado. Para evitar isso, comece fazendo a prova como se você já estivesse com pouco tempo. As primeiras questões que você vai fazer são as mais fáceis então você tem mais chance de acertar mesmo na correria, e você vai ter mais tempo para fazer as últimas questões, que vão ser as mais difíceis, e que realmente necessitam de mais tempo.

Desejo a todos uma ótima prova!"

Ainda não sabe qual o seu local de prova? Confira aqui.

Para saber mais sobre a OBC, confira nossa page.

Gostou dessas dicas ou conhece alguém que vai fazer a OBC neste fim de semana? Compartilhe! 😀

 

 

 

Comente