Solução - Semana 35

Iniciante

A fórmula do ácido clorídrico é HCl, e a do hidróxido de magnésio, Mg(OH)2. Lembrando que a reação de neutralização gera sal e água, de forma geral, temos que:
2HCl + Mg(OH)2 -> MgCl2 + 2 H2O
A massa molar do hidróxido de magnésio é 24+2x(16+1)=58g/mol, assim, 17,4g=0,3mol. Como um mol hidróxido de magnésio reage com dois mols de ácido, consome-se 2x0,3=0,6mol de ácido.

Intermediário

Existem muitas possibilidades para diferenciá-los. Três delas são:
-Aquecer: o cloreto de sódio, por ser um composto iônico, apresenta alto ponto de fusão e é, de forma geral, estável frente a aquecimento, de modo que nenhuma mudança seria observada, enquanto o açúcar decompõe rapidamente em caramelo.
-Dissolver em água destilada e medir a condutividade da solução: o sal, por ser um eletrólito forte, gera íons ao dissolver, de modo que sua solução conduz corrente, enquanto o composto molecular açúcar não gera íons (ou seja, um não-eletrólito), de modo que sua solução não conduz corrente elétrica.
-Adicionar ácido sulfúrico concentrado: o sal não sofrerá reação alguma; o açúcar, porém, irá desidratar com a adição do ácido, que atua como catalisador, gerando água e carvão sólido. Esse processo é realizado no vídeo: https://youtu.be/nqDHwd9rG0s

Avançado

A partir das informações do texto, pode-se concluir que os metais A e B são, respectivamente, mercúrio (Hg) e ouro (Au). Uma característica do mercúrio que o diferencia de todos os outros metais da tabela periódica é seu estado físico a temperatura ambiente: é o único metal líquido a 298K; Hg é comumente encontrado em termômetros no cotidiano por essa razão.
A dissolução do ouro em água-régia gera o ânion complexo tetracloroaurato(III), [AuCl4]-. Podem ser liberados dois gases, o NO2, marrom, ou o NO, incolor, dependendo das condições:
Au + 3 HNO3 + 4 HCl --> [AuCl4]- + 3 NO2 + 3 H2O + H+
ou
Au + HNO3 + 4 HCl --> [AuCl4]- + NO + 2 H2O + H+