Aula 3 (Radioatividade)

Por Alexandre Lima

  • Séries radioativas

Séries radioativas são sequências de nuclídeos radioativos, dos quais cada um dá origem ao nuclídeo seguinte por meio de um decaimento \alpha ou \beta, cujo mais leve integrante é o primeiro nuclídeo estável a ser produzido, que pode ser de Chumbo ou de Bismuto.
Tais sequências indicam que a origem de diversos isótopos radioativos decorre do decaimento de alguns nuclídeos específicos - que são os nuclídeos-pais de suas respectivas séries radioativas. A saber, existem três séries radioativas naturais, das quais cada uma está associada a um nuclídeo-pai e a um nuclídeo estável que "encerra" sua série.

Cada série é nomeada pelo seu elemento de maior meia-vida - o qual, perceba, não necessariamente é o nuclídeo-pai da série -, com exceção da série do Actínio, que, embora tenha como nuclídeo de maior meia-vida o U^{235}, é tradicionalmente nomeada dessa maneira.

  • Série do Tório: começa no Th_{90}^{232} e termina no Pb_{82}^{208}
  • Série do Urânio: começa no U_{92}^{238} e termina no Pb_{82}^{206}
  • Série do Actínio: começa no U_{92}^{235} e termina no Pb_{82}^{207}. O Ac_{89}^{227} integra essa série.

Existe também uma série radioativa artificial, a qual se difere das três séries naturais supracitadas pelo fato de a meia-vida de seus nuclídeos ser pequena em relação à idade dos respectivos elementos.

  • Série do Netúnio: começa no Pu_{94}^{241} e termina no Bi_{83}^{209}.
Série do Urânio. Fonte: Wikipedia
Série do Actínio. Fonte: Wikipedia
Série do Tório. Fonte: Wikipedia.

 

Exercício
Você é apresentado a um nuclídeo X^m_n, o qual é um conhecido isótopo radioativo que tem origem em uma das quatro séries radioativas.
De posse dessas informações, proponha um algoritmo para identificar a série radioativa à qual o isótopo em questão pertence e demonstre sua validade.

Você pode acessar a solução apertando no botão "demonstração", logo abaixo deste texto.

Demonstração

Definamos as funções f e g, as quais, quando recebem um número de massa de um nuclídeo como entrada, geram , respectivamente, o novo número de massa do nuclídeo após a ocorrência de um decaimento alfa e de um decaimento beta, respectivamente.

Dessa forma,
f(m) = m - 4
g(m) = m

Analisando a congruência módulo 4, temos:
f(m) \equiv m - 0
g(m) \equiv m

Em outros termos, o resto da divisão do número de massa por 4 é invariante em uma série - pois cada série envolve APENAS decaimentos \alpha e \beta. Portanto, para descobrir o resto que os números de massa de todos os isótopos de uma série deixam na divisão por 4, basta fazer a inspeção para um isótopo - por exemplo, o nuclídeo-pai.

m \equiv 0 mod(4) \longrightarrow X^m pertence à série do Tório.
m \equiv 1 mod(4) \longrightarrow X^m pertence à série do Netúnio.
m \equiv 2 mod(4) \longrightarrow X^m pertence à série do Urânio.
m \equiv 3 mod(4) \longrightarrow X^m pertence à série do Actínio.

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Neste ponto, faço um adendo em relação ao nuclídeo estável gerado por cada série radioativa, em especial sobre seu número atômico e seu número de nêutrons - Z e n.
Observe que:

  1. (Série do Tório) Pb_{82}^{208} tem Z = 82 e n = 126, ambos números mágicos.
  2. (Série do Netúnio) Bi_{83}^{209} tem n = 126, um número mágico.
  3. (Série do Urânio) Pb_{82}^{206} tem Z = 82, um número mágico.
  4. (Série do Actínio) Pb_{82}^{207} tem Z = 82, um número mágico

 

Agora é sua vez de praticar!

Essencialmente, essa matéria é abordada em questões cujo propósito é serem resolvidas com base na conferência dos restos na divisão por 4 - isto é, dado um nuclídeo e dadas as séries radioativas, pede-se a série radioativa a partir da qual ele pode se gerado. Uma vez conhecedor da matéria, convenhamos, um aluno não precisa fazer qualquer esforço decorativo para resolver esse gênero de problema.

A OBQ, contudo, não possui a tradição de cobrar esse assunto em suas provas, talvez - poderíamos presumir - pelo caráter imediato desse tipo de resposta. É por isso que o autor desta aula recomenda ao estudante olímpico a memorização dos núcleos-pais e dos núcleos-filhos de cada série, bem como o estudo detalhado do assunto nos livros-textos recomendados pela equipe Noic.
Afinal de contas, em olimpíadas de Química é sempre uma vantagem conhecer informações pontuais com antecedência: para o estudante que goza dessa vantagem, uma questão considerada "incompleta" por muitos pode ser perfeitamente factível.