Física - Semana 46

Iniciante:

Um estudante de física colocou a parte de baixo de um copo dentro da boca de outro e depois não conseguiu retira-lo de dentro. Sabendo que este vidro tem um certo coeficiente de dilatação térmica e é um péssimo condutor térmico, como o estudante pode retirar o copo? Que cuidado ele deve ter afim de evitar danificar o copo de fora?

Intermediário:

O Deus do Trovão precisa de aquecer e derreter X quilos de um metal especial, que inicialmente estão a 0K. Para isso utilizará calor fornecido por uma estrela, a qual emite uma potência (luminosidade) W em sua superfície. O deus está a uma distância R da estrela, muito maior que o raio da mesma. A abertura pela qual ele focalizará a irradiância da estrela para o metal possui área A, da qual, para mante-la aberta, o deus tem de ocupar um terço. Em quanto tempo o metal derrete? Qual a potência suportada pelo Deus do Trovão até então? (despreze dissipações)

Dados: calor específico do metal: C em joules por quilo e por kelvin (\frac{J}{kgK}); temperatura de fusão do metal T (em kelvins) e calor latente L em \frac{J}{kg}.

Avançado:

Imagine as seguintes situações relativísticas:

a) Uma massa m tem velocidade inicial v e então passa a atuar nesta uma força constante T, na direção contrária ao movimento (você pode pensar como se fosse um fio relativístico). O qual longe a massa vai? Quanto tempo leva ate que pare?

b) Agora duas massas, m e M, tem uma força de atração constante F entre si e estão inicialmente a uma distância L (novamente um fio relativístico). Onde as duas massas se encontrarão?