Física - Semana 47

Iniciante:

Um bloquinho de massa m está em cima de uma prancha. Entre eles há um coeficiente de atrito \cup. A prancha está em um plano inclinado, formando \theta com a horizontal e acelera sobre este com aceleração de módulo a. No bloquinho atua um campo gravitacional g, na vertical para baixo e não considere atuação deste campo na prancha, pois a mesma simplesmente tem aceleração a, idependente das forças que forem aplicadas sobre ela. Sabendo que em momento algum o bloquinho desliza sobre a prancha, determine o intervalo ao qual a pertence.

Intermediário:

A atmosfera de uma certo planeta de raio R tem um índice de refração equivalente a N=\frac{N_{0}}{1+h\epsilon} a uma específica altura h na atmosfera, onde N_{0} é o índice de refração próximo a superfície. Um experimentalista na superfície do planeta dispara com um laser para frente e, para sua surpresa o laser retorna passando por cima de sua cabeça, a uma distância h do solo. Qual o valor de \epsilon?

Avançado:

Temos um raio de luz o qual percorre uma atmosfera de índice de refração variável. A trajetória descrita é um circunferência de raio R. A luz começa de um ponto com velocidade c_{0} e forma com a vertical um ângulo \theta_{0}. Sabendo que o índice se é de uma forma tal que a velocidade se comporta como c=c_{0}+bz, onde b é uma constante e z é o eixo vertical, determine o raio R da circunferência.