Física - Semana 51

Iniciante:

Um astronauta tem dois equipamentos que realizam MHS's de pequena amplitude: um sistema massa mola e um pendulo composto por uma corda sem massa com um pesinho em seu fim. Ele sabe que o período de oscilação do primeiro equipamento é de 3 segundos e depende exclusivamente da constante elástica da mola e da massa atrelada a esta. Já o segundo tem período de 4 segundos o qual depende do comprimento do fio e da gravidade local. O astronauta então vai para um local no qual a gravidade é quatro vezes  maior do que a inicial, na qual os períodos foram medidos. Quais são os novos períodos?

Após pensar e tentar, olhe mais sobre este assunto na Ideia 04.

Intermediário:

Temos duas lentes convergentes de respectivos focos f_{1} (mais a esquerda) e f_{2} (mais a direita) separadas por uma distância D. Um objeto se encontra a uma distância X da lente da esquerda (f_{1}). encontre d tal que a posição da imagem formada pela lente f_{2} não dependa de X. Ps.: é irrelevante se o objeto está a esquerda ou direita; especifiquei um para que o leitor se orientasse mais facilmente.

Avançado:

Uma partícula de massa m se move sob ação de um potencial V(r)=\beta r^k, tendo o momento angular L.

a) Ache o raio r_{0} da orbita circular;

b) Se um pequeno distúrbio for feito na partícula, movendo-a para um pouco mais longe do centro de sua órbita do que r_{0}, qual seria a frequência dessas pequenas oscilações em r?