Iniciante:
Uma bolinha de neve de massa está no topo de uma montanha de altura , a qual esta coberta por neve. Na metade da montanha bolinha estava com massa correspondente a . Assumindo que a taxa de aderência de neve à bolinha é linear com a distância percorrida por esta na montanha (ou seja, se percorrer , a massa aumenta , se percorrer aumenta , e por ai vai) e que a montanha pode ser aproximada para um cone, qual a velocidade da bola de neve quando está chegar a base da montanha? Use como a gravidade. Edit: Assuma que toda a energia (potencial) que entra no sistema devido a aderência de massa é perdida por atrito.
Intermediário:
Um garoto segura um estilingue pela ponta da base e atira uma pedra com o mesmo. Sabendo que a pedra é lançada com uma velocidade , que se pode aproximar o elástico do estilingue para duas molas de constante elástica e que toda a energia do elástico é transferida para o projétil, qual força horizontal o garoto deve fazer com sua mão para que o estilingue se mantenha na vertical? Ps.: o corpo do estilingue é rígido e tem comprimento .
Avançado:
Uma esfera condutora de raio esta a uma distância de um plano condutor infinito, tal que . Todo o espaço está preenchido com um meio, mal condutor, de condutividade . Qual a resistência elétrica entre a bola e o plano?