Iniciante:
Um canhão forma um ângulo de 300 graus com a horizontal e pode disparar um projétil com velocidade v. Uma distância D (horizontal) do canhão, se encontra um precipício de altura H. Uma bolinha será solta, sem velocidade inicial do pico do mesmo. No local atua uma gravidade g. Sabendo que H é um valor alto em comparação aos demais parâmetros, quanto tempo de diferença deve ter entre a bolinha ser solta o canhão disparar seu projétil para que este atinja a bolinha?
Intermediário:
Infinitas bolinhas são conectadas a uma haste vertical. A bolinhas mais acima tem massa m e está a uma distância l da haste. A bolinha logo abaixo desta tem massa 3m e está a uma distância l2 da haste, a próxima, massa 9m e distância l4, e assim a progressão segue para todas as infinitas bolinhas. O sistema inicialmente gira entorno da haste e tem energia E e então um torque T começa a ser aplicado ao mesmo, contribuindo para o movimento. Qual a velocidade angular após t segundos?
Avançado:
Temos dois solenoides coaxiais, um de raio R e o outro de raio 2R. Ambos tem comprimento infinito e número de espiras por comprimento n. No solenoide interior corre uma corrente equivalente a 2αt e no exterior, αt, ou seja, ambas crescem com o tempo. Forneça o campo magnético em diferentes regiões do espaço e o campo elétrico induzido entre os dois solenoides