Iniciante:
Uma corrente esta dependurada de um galho a uma altura . A corrente no momento inicial tem comprimento . Ela recebe, do Sol, energia térmica equivalente à joules por segundo, sua massa total é , em quilogramas, e seu calor específico é caloria por kelvin por quilograma. Sendo seu coeficiente de dilatação linear igual a , em quanto tempo a corrente tocará o chão?
Intermediário:
Imagine a seguinte situação: um chuveiro é abastecido com água advinda de um poço metros abaixo de si. O cano que transporta a água tem sua secção transversal com centímetros quadrados de área e a água no interior deste se move com a velocidade de metro por segundo. O orifício de saída no chuveiro tem área de centímetros quadrados. Além disso, no posso ela está a temperatura de graus célcios e, após ser aquecida pelo chuveiro, sai com graus célcios. Sabendo que para aquecer um grama água um kelvin é necessário uma caloria, que a densidade deste líquido é de um grama por centímetro cúbico e que a gravidade local é vale dez metros por segundo ao quadrado, dê a potência necessária para este sistema se manter funcionando.
Avançado:
Uma bolinha de massa e raio e carga rola pela superfície de um hemisfério (meio círculo) de raio , fixo no chão. No ponto equidistante de cada ponto da superfície (centro do que seria o círculo completo) há uma carga . A gravidade local é . Sabendo que bolinha começa do topo e que o rolamento é perfeito, determine em que ângulo a normal se tornará zero. Ps.: ignore campos magnéticos que possam ser gerados.