A geometria é um dos ramos mais antigos da ciência humana. A Olimpíada Iraniana de Geometria, iniciando seu trabalho em 2014, teve como objetivo prestar mais atenção à geometria e reunir várias ideias geométricas. É uma competição acadêmica anual para estudantes do ensino médio que estendeu sua atividade para o nível internacional em 2015, em que o evento é realizado simultaneamente em diferentes países ao redor do mundo. O evento foi realizado todos os anos desde então.
Entre os objetivos da competição, podemos destacar:
- popularização do pensamento geométrico entre as pessoas diferentes;
- identificar os talentos da geometria no país e depois apresentar um direção científica adequada para eles;
- abrir caminho para que os amantes da geometria ampliem sua comunicação em seu país de origem e ao redor do mundo.
A prova conta com 4 níveis distintos: elementar (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); intermediário (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio); avançado (2º e 3º anos do Ensino Médio) e livre (sem limite de idade e ano escolar). São 5 problemas de geometria, cada um valendo no máximo 8 pontos, para um limite de 4 horas e meia de duração.
Em sua 5ª edição, a IGO já alcançou 56 países de todos os principais continentes. O Brasil participa do torneio desde 2016, e já possui medalhas de ouro. A seleção dos participantes que representam o nosso país é feita pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Matemática de acordo com os resultados recentes de outras competições (nacionais e internacionais).
Para mais informações, acesse o site: