Física para ITA/IME

1 Flares Facebook 1 1 Flares ×

fisica

Vestibulares ITA / IME costumam cobrar um nível de física bem acima dos vestibulares comuns, como estaduais e federais, então é necessária uma preparação diferenciada. A seguir está uma lista de alguns livros interessantes que buscam por esta preparação:

Problemas da Semana - Noic

Os Problemas da Semana do Noic na parte de física são de utilidade para o ITA/IME, principalmente os problemas de nível intermediário. Novos problemas são adicionados semanalmente, então, não deixe de acessar e voltar toda semana!

Clique aqui para ver os problemas de física.

Coleção Física Clássica - Calçada e Sampaio - 3 volumes

Uma coleção muito boa para se pegar toda a base necessária para enfrentar os vestibulares ITA / IME. Com a teoria bem discutida e exercícios de vários níveis, ela ajuda a fixar bem o conhecimento adquirido. Tente pegar uma ideia e não demorar muito nos exercícios mais simples, como níveis 1-2. Não é necessário fazer todos, tente fazer os dos níveis maiores para ir chegando mais perto da dificuldade das questões desses vestibulares.

 

Coleção Tópicos da Física - Helou, Gualter e Newton - 3 volumes

Coleção boa para dar uma olhada na teoria de um outro autor. Pode ser estudada em paralelo ou após o estudo da Coleção Física Clássica, e também pode ser usada como uma fonte para mais questões.

 

Livros de Mecânica - Renato Brito - 2 volumes (Verde/Vermelho)

Livros muitos bons para dar um gás a mais em mecânica, assunto que geralmente costuma cair bastante em vestibular. A coleção aguarda um terceiro volume e é composta por uma boa teoria, pequena, e com muitas questões. Não é preciso que se faça necessariamente todas, pois iria requerer muito ritmo e muitas delas são repetitivas. Pode-se fazer em torno de três de cada tipo, encarando-se também as mais difíceis, para que haja ritmo de ainda estudar por outras fontes. Mas, se houver ritmo, fazer todas questões seria o ideal.

 

Física - Halliday & Resnick

Livro de ensino superior. Seria bom dar uma olhada para estudar tópicos como difração. Não estudar a coleção inteira, não seria muito focado para o vestibular e iria requerer muito ritmo.

 

Saraeva e Irodov

Livros russos com questões níveis ITA / IME e também muitas questões de nível superior. Usados ​​para preparações para Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Física. Não é focado estudá-los por inteiro, mas é bom por vezes dar uma olhada em algumas questões para abrir a mente, sem vergonha de olhar a resolução às vezes, sabendo filtrar o que é para estudar, dividindo as questões como desfocadas e interessantes.

 

Curso de Física Básica - Moysés Nussenzveig

Coleção boa para aprofundamento e também é fonte de boas questões para maior desafio e prática para fazer o que foi aprendido. Não precisa fazer a coleção toda, mas uma olhada seria bem interessante.

1 Flares Facebook 1 1 Flares ×
1 Flares Facebook 1 1 Flares ×
%d bloggers like this: