INICIANTE
Essa é uma questão simples que temos que apenas observar padrões. O único fator que a torna trabalhosa é a extensão.
Observando os padrões, temos:
Estrutura: Sujeito Verbo Objeto
Nutsu= criança
Sileng= água
Tela= machado
Mwatbo= continua
Mwamni= beber
Mwegalgal= engatinhar
Mworob= corre
Mweselkani= carrega
Mwelebte= traz
Mwerava= puxa
Ir= Ø
Mwabma= aqui
Mwisib= para baixo
Mwesak= para cima
Com todos os dados organizados, podemos ir às questões.
a. O professor carrega a água para baixo
Professor= sesesrakan / carrega= mweselkani/ água= sileng / para baixo= Mwisib
Sesesrakan mweselkani sileng mwisib
Fazendo assim, podemos continuar:
b. A criança continua a comer
Nutsu mwatbo mwegani
c. Mabontare come taro.
Mabontare mwegani bwet
d. A criança engatinha aqui
Nutsu mwegalgal mwabma.
e. Professor caminha para cima
Sesesrakan muhural mwesak.
f. A palmeira continua a crescer para baixo
Butsukul mwatbo mwegau mwisib.
g. Ele vai para cima
Mwesak
Indo para a segunda questão:
a. Sesesrakan mweselkani bwet mwabma.
Sesesrakan= professor / mweselkani= carrega / bwet= taro / mwabma= aqui
O professor carrega taro aqui
b. Sileng mworob mwisib.
A água corre para baixo
c. Mwelebte bwet mwesak.
Ele traz o taro para cima
INTERMEDIÁRIO
Devemos sempre começar pelo mais óbvio e só tentar pensar em outras coisas se não funcionar. Nessa questão, o mais óbvio irá funcionar de início.
Considerando que janeiro é “mês um”, março “mês dois”, segunda-feira “dia dois” e sexta-feira “dia seis”, temos:
Jasy=mês
Ara= dia
Teĩ= 1
Kõi= 2
Apy= 3
Assim,
Poteĩ -> po(x) + teĩ (1) = 6
Então,
Po= 5
Poteĩ= 6
Substituindo nas igualdades:
parundy + pe1= 15
mboh3pa 6 + mo2 = 38
irundypa mboh3 + pa1 = 54
6pa 5rundy + pa6 = 95
5rundypa + pa2 = 102
Devemos prestar atenção em algumas palavras que aparecem apenas com certos números (como “mboh” com o número 3), porque elas podem ter valores diferenciados. E também que a palavra “pa” muda de posição: às vezes está no começo e às vezes no final e isso também pode mudar o valor dela.
Na segunda igualdade, está claro quais são as unidades: 6 + 2= 8. Dessa forma, poderíamos dizer que “pa” é 10 e multiplica o 3: 36 + 2 = 38. No entanto, sobra “mboh” e “mo”, mas ainda vamos testar em outras igualdades, porque, como dito antes, temos que ter em mente que algumas palavras podem ter valor diferente do “normal” e “mo” e “mboh” são duas delas.
Na terceira, temos a mesma coisa: 3+1=4. Sabemos que “pa” é 10, porém, se fizermos a multiplicação 10x1, a soma de unidades não irá dar 4. Agora é o que precisamos prestar atenção: dissemos que “pa” é 10 e multiplica o termo que está junto, porém, quando dissemos isso, ele estava no final da frase e agora está no começo. Dessa forma, podemos dizer que nesse caso ele exerce função de soma: (irundy x 10) mboh3 + (10+1) = 54 -> (irundy x 10) mboh3 = 43. Então, irundy=4.
O “i” de “irundy” só aparece junto com essa palavra, assim podemos dizer que vai ter a mesma função de “mo” e “mboh” que ainda não sabemos qual é.
Voltando para a primeira:
10+4 + pe1= 15 -> o “pe” irá ter a mesma função das palavras ditas anteriormente, pois ela só aparece com o número 1.
Na quarta igualdade, temos:
(6x10) (5+4) + (10+6) = 95
E, por último:
(5+4) x 10 + (10+2) = 102
Agora, temos que descobrir a função daquelas palavras, pois nós estávamos simplesmente as ignorando.
As palavras “mboh”, “mo”, “pe” e “i” só aparecem com um número cada uma e em momentos específicos: quando o número está sendo somado com outro, elas não aparecem. Só aparecem quando não há soma envolvida (o número pode estar sozinho ou sendo multiplicado por 10). Então, podemos dizer que ela tem uma função de não deixar certos números “sozinhos”.
“Pe” está relacionado com 1, “mo” com 2, “mboh” com 3 e “i” com 4.
A formação dos números em guarani é:
- Primeiro se escreve as dezenas. Possui “pa” no final porque é multiplicado por 10. Antes do “pa”, estão os números a serem somados em ordem decrescente.
- Por último se escreve as unidades que é a soma dos números, também em ordem decrescente.
Recapitulando os dados:
Jasy=mês
Ara= dia
(pe) teĩ= 1
(mo) kõi= 2
(mboh) apy= 3
(i) Rundy = 4
Po= 5
Pa = 10 -> Início + / Final x
Agora podemos ir às perguntas.
Ara= dia e apy=3, então araapy= terça-feira
Jasy= mês e pa=10, então jasypa=outubro
Pa= 10 (+) e po=5, então papo=10+5=15
Agosto = mês 8. Mês = jasy e 8 = poapy (5+3), então agosto = jasypoapy
Domingo = dia 1. Dia = ara e 1 = teĩ, então domingo = arateĩ
13= 10+ 3. 10 = pa e 3= apy, então 13 = paapy
18= 10 + 5 + 3. 10 = pa, 5 = po e 3 = apy, então 18 = papoapy
65= (5+1) x 10 +5. 5 = po, 1= teĩ e 10 = pa, então 65 = poteĩpa po
AVANÇADO
Podemos ver que todas as frases começam com o mesmo sinal em braile. No entanto, elas não começam com a mesma letra. Parando para pensar no que essas frases teriam em comum, podemos dizer que esse ponto inicial indica que a letra seguinte é maiúscula. Podemos ver ele também no meio da segunda sentença, que seria para o “J” de “Jane”.
Depois disso, se formos colocando uma letra para cada símbolo, veremos que cada pontuação tem um sinal diferente (ponto final, vírgula, exclamação, interrogação) e que existe uma maneira diferente de representar os números.
Na última frase, o número 89 é escrito com um símbolo que não sabemos ainda o que é que é seguido das letras “H” e “I”. Temos que entender qual relação essas letras têm os o número. Verificando a posição delas no alfabeto: H é a 8ª letra e I a 9ª.
Por enquanto temos isto:
O símbolo que nós não sabíamos o que era podemos agora dizer que é algo para representar número. Do mesmo jeito que existe um sinal para dizer quando a letra é maiúscula, existe outro para indicar que as letras seguintes representam números de acordo com a sua posição no alfabeto.
Agora temos que entender a estrutura dos pontos. Podemos ver que os pontos das letras nuca ultrapassam de 3 na vertical e de 2 na horizontal, ou seja, os pontos ficam em uma “grade” de duas colunas com três linhas cada. Para organizar melhor as nossas ideias, iremos numerar a grade: na primeira coluna, temos os pontos 1,2 e 3, de cima para baixo; na segunda, temos os pontos 4, 5 e 6, também de cima para baixo.
Organizando os dados:
Para podermos fazer o que a questão pede, precisamos descobrir as letras que estão faltando e, para isso, temos que entender a lógica de formação das letras, pois por enquanto só temos a imagem abaixo.
O J é a 10ª posição no alfabeto. Vimos que H representa 8 por causa da sua posição, ou seja, o A provavelmente representa o número 1. Dessa forma, não teríamos outra forma de escrever o algarismo 0 se não for com o J.
Observando os padrões, podemos ver que algumas letras são alguma outra anterior mais algum ponto. Isso começa na letra K:
K= A + 3 / N= D + 3/ O= E + 3 / R= H + 3 / S= I + 3 / T = J + 3.
Não temos como saber se as letras L, M, P e Q seguem esse padrão. Chamaremos o conjunto de letras de K a T de grupo 2.
Na letra U, começa um padrão diferente:
U= A + (3,6) / X= C + (3,6) / Y= D + (3,6)
Não temos como saber se as letras V e Z seguem esse padrão e devemos atentar a letra W que não segue o padrão. Chamaremos o grupo acima de grupo 3. (letras de A a J são do grupo 1)
O padrão é que as letras a partir do K repetem a letra que possui a mesma posição no grupo 1 (ex.: K é a primeira letra do grupo 2 e A é a primeira do grupo 1) e adicionam os pontos correspondentes de cada grupo (grupo 2 é o ponto 3 e o grupo 3 são os pontos 3 e 6)
Considerando a letra W como exceção, temos:
- Grupo 2: L= B+ 3 / M= C + 3 / P= F + 3 / Q= G + 3
- Grupo 3: V= B+ (3,6) / Z= E + (3,6)
Assim, descobrimos todas as letras do alfabeto em braile. Organizando novamente os dados:
Agora, só nos resta completar o que faltava na frase: