INICIANTE
Luã quer ver Bruna pelo telescópio! No entanto, Bruna é muito pequena, e ele precisa de um poderoso telescópio para resolvê-la. Considerando que Bruna tem e está localizada à de distância, e que Luã quer ver Bruna no comprimento de onda do visível , calcule o diâmetro do telescópio. Expresse seu resultado com 2 algarismos significativos apenas e utilize esse resultado no problema a seguir.
INTERMEDIÁRIO
Embora Luã consiga resolver Bruna, ela ainda está muito pequena...
Para vê-la, Luã utiliza uma ocular de distância focal de 2,5 cm, além disso, seu telescópio é um f/5. No entanto, ele não consegue ver Bruna muito bem...
Ele então decide usar uma Barlow 5x, uma lente côncava de distância focal 0,5 cm. A que distância do foco principal ele deve colocar a Barlow? Qual o tamanho angular de Bruna vista através do telescópio? Sabendo que a ocular tem campo de , a imagem de Bruna cabe toda na pupila de saída?
AVANÇADO
Giovanna, a magnata de Quintal de Little Valley, quer investir em novos meios de gerar energia. Para isso, ela viaja até um sistema binário uma estrela está acretando matéria da outra numa taxa de . Sabendo que a estrela que acreta matéria tem massa , encontre a luminosidade de cada anel do disco de acreção, a luminosidade total do disco, a luminosidade total da acreção, a eficiência de acreção e a temperatura de cada anel em função do raio desse mesmo anel.