Física - Semana 81

Escrito por Matheus Ponciano

Iniciante:

Josias vai todo dia de ônibus para seu trabalho. Certo dia, ele se atrasou para sair de casa e ir até a parada de ônibus, que fica a uma distância d de sua casa. Quando ele saiu, o ônibus que ele pega havia acabado de sair da parada em que ele normalmente espera. Sendo ágil e astuto, Josias lembrou-se que a próxima parada desse ônibus ficava a uma distância D dessa parada, estando na mesma reta entre sua casa e a parada, e resolveu correr até alcançar o ônibus na próxima parada. Sabendo que o ônibus possui uma aceleração a, tanto para acelerar quanto para desacelerar, e que a velocidade máxima permitida V do ônibus é menor que a velocidade de corrida v de Josias por estar em uma zona escolar, determine a velocidade mínima que Josias deve ter para conseguir realizar tal feito.

Intermediário:

Um experimento legal de se fazer com um canudo é de submergir ele, não completamente, num líquido como a água, colocar seu dedo na extremidade exposta para o ar e retirar o canudo da água. Percebe-se que a água começa a gotejar ou escorrer do canudo, restando uma pequena porção de água no fim do canudo.

Considere um canudo cilíndrico de área A e altura H, ao submergir metade dele num líquido de densidade \rho, determine quanto vale a altura h do líquido restante no canudo após retirá-lo completamente do líquido. Admita que isso seja feito num lugar com pressão atmosférica P_o e considere a atmosfera um reservatório térmico.

Avançado:

Considere o seguinte aparato óptico. F é uma fonte luminosa, que iluminará o anteparo a uma distância D de forma direta ou indireta, por meio do espelho. Determine a menor altura H que o espelho deve estar em relação à fonte para que ocorra uma interferência construtiva no ponto do anteparo com a mesma altura que a fonte tem do chão.