Explorando a STL - Aula 1 - Vector

Escrito por Thiago Mota e Anita Almeida

A estrutura vector faz parte do conjunto de estruturas da Standard Template Library e representa um vetor dinâmico, ou seja, um vetor que não precisa ter um tamanho fixo pré-definido como visto anteriormente na aula de Vetores.

Declaração

A biblioteca <vector> é necessária para utilizar a estrutura vector. Além disso, também vemos que, diferentemente de um vetor, o tipo da estrutura é colocada entre <tipo>, ou seja, declaramos usando o seguinte comando: vector<tipo> nome.

Inserção de elementos

O primeiro comando do vector e um dos mais importantes é o push_back(), que insere um elemento ao final do vetor. Por exemplo, se os elementos do vetor forem \{1, 3, 5, 7\} e usarmos o comando push_back(2), o vetor após a mudança será \{1, 3, 5, 7, 2\}.

A complexidade do comando push_back() é O(1).

Acesso a um elemento

Assim como um vetor normal, para acessarmos o i-ésimo elemento do vector, podemos utilizar a sintaxe v[i]. Além disso, como o vetor é dinâmico, podemos utilizar o comando size() para acessar o número de elementos no vetor.

Nota: O comando size() retorna um tipo diferente de int. Assim, para realizar comparações entre int e v.size() é recomendado utilizar (int)v.size() para o computador transformar o v.size() em inteiro.

Outros comandos

Abaixo, citaremos brevemente outros comandos úteis do vector:

pop_back(): Remove o último elemento do vector.

Complexidade: O(1).

erase(): Remove o(s) elemento(s) de uma determinada posição ou intervalo do vector.

Complexidade: O(n).

clear(): Remove todos os elementos do vector.

Complexidade: O(n).

resize(n): Troca o tamanho do vetor para n e pode ou não inserir um determinado número nas novas posições.

Complexidade: O(n).

Para ordenar um vector utilizando o sort, podemos fazer o seguinte código:

Complexidade: O(n \log_{} n).

Nota: Os outros comandos do vector podem ser encontrados nos links de referência a seguir:

Problemas para praticar:

Problema 1 - Fila

Problema 2 - Escada Rolante

Problema 3 - Zero para Cancelar

Problema 4 - Lista de Chamada