Princípio da casa dos pombos (PCP)

Por mais que o nome seja um pouco peculiar, a ideia inicial é simples e intuitiva (o que não a impede de resolver problemas complexos):

“Se temos a casas e b pombos, com a<b, há pelo menos uma casa com mais de um pombo”

Prova: Primeiramente, não queremos destruir nenhuma casa e muito menos cortar algum pombo, ou seja, nesse caso e b são inteiros positivos.  Vamos escrever b como sendo a+c , com c positivo, já que  a<b. Desse modo, colocamos cada um desses a primeiros pombos em casas diferentes, ficando então com todas as casas ocupadas. Como não queremos deixar os outros pombos desabrigados, eles terão que ir para casas já ocupadas, ou seja, pelo menos uma casa terá mais de um pombo.

Observação:  Assim como os c pombos remanescentes podem se abrigar numa mesma casa já ocupada, eles podem se dividir e ir para casa diferentes, porém só o que podemos afirmar inicialmente é que no mínimo uma casa terá mais que um pombo.

Agora que já conhecemos esse teorema, vamos ver algumas de suas aplicações.

Exemplo 1: Qual o mínimo de alunos necessários numa sala de aula para garantir que os nomes de pelo menos dois deles tenham a mesma inicial?

Solução: Quando queremos garantir que algo acontece, temos que contar com o azar. É possível que o nome de um deles comece com A, o outro com B e assim por diante até acabarem as letras do alfabeto. Porém, o nosso alfabeto tem um número limitado de letras (26), ou seja, após os 26 primeiros alunos teríamos que repetir alguma letra. Desse modo a quantidade mínima é de 27 alunos.

No último problema, os alunos são os "pombos" e as letras do alfabeto são as "casas": quando já tínhamos usado todas as letras elas tiverem que ser repetidas.

Exemplo 2: Quantos alunos temos que ter numa escola para garantir que dois nasceram no mesmo mês?

Solução: Seja esse mínimo de alunos e lembremos que um ano tem 12 meses. Sempre pensando num pior caso, supondo que todos nasçam num mês diferente. Essa situação acontece no mínimo até x < 13, pois quando x = 13, temos mais alunos do que meses e assim dois deles nascem no primeiro mês. Ou seja, o mínimo possível é 13.

Note que na última solução, escrevemos de maneira mais direta que quando o X número de "pombos"(alunos) é maior que o número Y de "casas"(meses), existe mais de um pombo por casa, ou, nesse problema, mais de um aluno por mês.

Exemplo 3: Se temos n números consecutivos, prove que pelo menos um deles é múltiplo de n.

Solução: Vamos supor que os números sejam x+1, x+2, ... , x+n. Existem n restos possíveis módulo n, que são {0,1,2,3...n-2,n-1}. Supondo que nenhum dos números seja divisível por n, o resto 0 não aparece, ou seja, temos n números e n-1 restos, o que nos diz que pelo menos um resto aparece duas vezes.

Considere que x+i e x+j tem o mesmo resto módulo n, ou seja n| x+i - (x+j), o que implica que n| i-j e, como i - j< n e i é diferente de j, isso não é possível.

Desse modo chegamos em um absurdo, o que faz com que nossa suposição inicial de que nenhum dos n números é múltiplo de n seja falsa, ou seja, um deles é múltiplo de n.

Problemas iniciais

Problema 1: Qual é a maior quantidade de números que pode ser selecionada dentre os números de 1 a 80 de tal modo que nenhum par tenha diferença igual a 8?

Problema 2: Em cada casa de um tabuleiro 3×3 é colocado um dos números −1, 0, 1. Prove que, dentre as oito somas ao longo de uma mesma linha, coluna ou diagonal, existem duas iguais.

Problema 3: Seja A={1,2,3,...,10} e B um subconjunto de A tal que |B|=6 (B tem 6 elementos). Prove que existem dois números em B cujo soma é divisível por 11.

Problema 4: Em um quadrado de lado 2, são escolhidos 5 pontos. Mostre que dentre os segmentos que unem dois desses pontos, pelo menos um dele tem tamanho menor ou igual a \sqrt{2}.

Problema 5: Considerando um grupo qualquer de n pessoas, prove que pelo menos 2 delas tem o mesmo número de amigos dentro do grupo.

Problema 6: 168 números de três dígitos são selecionados. Prove que é possível encontrar 8 deles tal que a soma de seus algarismos é igual.

Mais e mais problemas

Problema 7: Seja n um inteiro positivo e A={1,2,...,2n}. Se S é um subconjunto de A e tem n+1 elementos, mostre que existem dois elementos em S tal que um divida o outro.

Problema 8 (USAMO 1976): Cada quadradinho de um tabuleiro 4x7 é colorido de preto ou branco. Prove que, para qualquer coloração possível, o tabuleiro contém subretângulos de forma que os quadradinhos que estão em suas quinas tem a mesma cor.

Problema 9: Sejam  a_1, a_2,..., a_{2010} e  b_1, b_2,..., b_{2010} duas permutações dos números 1,2,3,..,2010. Dizemos que elas se intersectam quando  a_k = b_k para algum valor de k com  1 \leq k \leq 2010 . Mostre que existem 1006 permutações dos números 1,2,3,...,2010 tal que qualquer outra permutação com certeza tem uma intersecção com pelo menos um dessas 1006 permutações.

Problemas mais desafiadores

Problema 10: São dados 7 pontos dentro de um hexágono de lado 1, prove que existe um par de pontos entre esses tal que a distância entre eles seja no máximo 1.

Problema 11Seja S um conjunto de 10 elementos positivos inteiros  cujo soma total é menor que 250. Prove que existem A e B subconjuntos de S não vazios e de mesmo tamanho, tal que a soma dos elementos de A é igual a soma dos elementos de B.

Problema 12 (Putnam 1993): Sejam  x_1, x_2, x_3,..., x_{19} inteiros positivos menores ou iguais a 93. Sejam  y_1,y_2,..., y_{93} inteiros positivos menores ou iguais a 19. Prove que existe uma soma de alguns elementos  x_i , diferente de 0, que é igual a soma de alguns inteiros  y_i .

Referências

[1] Art of Problem Solving

[2] Po-Shen Loh - Pidgeonhole Principal