Problemas Aula 1.0 - Vetores

Escrito por Akira Ito

Alguns problemas para você praticar a teoria estudada. O grau de dificuldade dos problemas está indicado com asteriscos (*). Problemas com 1 asterisco é o equivalente a um problema de primeira fase de OBF, 2 asteriscos (**) um de segunda fase,  e 3 asteriscos (***) um de terceira fase.

 

Problema 01 *

Na figura abaixo, temos três vetores a, b e c representados pelas setas pretas. Com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa que relaciona corretamente os vetores:

a)  \vec{a} = \vec{c} + \vec{b}

b)  \vec{a} - \vec{b} = - \vec{c}

c)  2\cdot \vec{a} = \vec{b} + \vec{c}

d)  \vec{a} + \vec{b} = - \vec{c}

e)  \vec{a} - \vec{b} + \vec{c} =\vec{0}

 

Solução

Pela propriedade de adição geométrica de vetores, para somar um vetor \vec{V} com um vetor \vec{U}, basta alinhar a ponta de do vetor \vec{V} com a base do vetor \vec{U} e ligar a base de \vec{V} com a ponta de \vec{U}, conforme ilustra a figura. Assim, podemos escrever a relação \vec{V}+\vec{U}=\vec{W}

Dessa forma, note que os três vetores fecham um triângulo, de forma que podemos escrever a relação   \vec{a} + \vec{b} = - \vec{c} . Portanto a alternativa correta é a letra d). Note que podemos alterar a equação para que fique na forma  \vec{a} + \vec{b}+ \vec{c}=\vec{0} .

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Gabarito

Letra d)

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Problema 02 *

Imagine uma série de n vetores organizados de forma que eles formam um polígono fechado de n lados conforme ilustra a figura. Prove que a expressão abaixo é válida.

\vec{v}_{1}+\vec{v}_{2}+\vec{v}_{3}+ ... + \vec{v}_{n} = \vec{0}

Solução

Existem várias possíveis maneiras de explicar a expressão acima. Um exemplo é o seguinte:

Vamos fazer a adição dos vetores "de frente para trás". Imagine apenas os últimos dois vetores \vec{v}_{n} e  \vec{v}_{n-1} sendo somados. Isso resultará em um vetor resultante que une a ponta do vetor  \vec{v}_{n-2} até a base do vetor  \vec{v}_{1} . No fim do processo, obtemos um polígono com n-1 lados.

Podemos repetir esse processo várias vezes até obter um polígono com apenas 3 lados.

Isso vai resultar na resposta do item anterior, que confirma \vec{v}_{1}+\vec{v}_{2}+\vec{v}_{3}+ ... + \vec{v}_{n} = \vec{0} .

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Gabarito

Veja a solução para conferir a demonstração!

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Problema 03 **

Um polígono regular de muitos lados é formado a partir de vários vetores de módulo igual, mas direções diferentes, conforme a figura abaixo ilustra:

Porém, o último vetor tem o seu sentido invertido. Quanto vale o módulo do vetor resultante da soma de todos os lados do polígono?

Solução

Inicialmente temos o diagrama abaixo representando o nosso problema:

Podemos representar a soma vetorial com a seguinte expressão:

\vec{S}=\vec{a}_{1}+\vec{a}_{2}+...+\vec{a}_{n-1}-\vec{a}_{n}

Note que não podemos simplesmente chamar todos os vetores de \vec{a} pois eles possuem direções e sentidos diferentes. Imagine agora que nós vamos somar e subtrair o vetor \vec{a}_{n}, que é o vetor em vermelho. O diagrama para esse processo está representado abaixo:

 \vec{S}=\vec{a}_{1}+\vec{a}_{2}+...+\vec{a}_{n-1}-\vec{a}_{n} +(+\vec{a}_{n}-\vec{a}_{n})

Note como agora nós temos um polígono fechado com a seta azul. Usando o resultado do problema anterior, podemos concluir que a resultante de todo o polígono é nula e restam apenas os dois vetores -\vec{a}_{n}:

 \vec{S}=(\vec{a}_{1}+\vec{a}_{2}+...+\vec{a}_{n-1}+\vec{a}_{n})-\vec{a}_{n}-\vec{a}_{n}

 \vec{S}=-2\vec{a}_{n}

Logo, a resultante possui módulo \vert \vec{S} \vert=2a.

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Gabarito

\vert \vec{S} \vert=2a

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Problema 04 *

Quatro vetores de fórça estão representados abaixo como lados de um quadrado. Sabendo que o módulo de um dos vetores vale 10\,\textrm{N}, calcule a força resultante.

Solução

Podemos separar os lados do quadrado a fim de formar duas diagonais, que estão marcadas em vermelho. Utilizando o teorema de Pitágoras, temos:

 l = \sqrt{10^2 + 10^2}

 l=10\sqrt{2}

Como temos dois vetores vermelhos, basta multiplicar o resultado encontrado por dois:

 F_{res}=20\sqrt{2}\,\textrm{N}

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Gabarito

 F_{res}=20\sqrt{2}\,\textrm{N}

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Problema 05 *

Seis vetores de fórça de módulo igual e direções diferentes estão representados como lados de um hexágono regular. Sabendo que o módulo de um único vetor vale 10\,\textrm{N}, calcule a força resultante.

Solução

Vamos dividir a soma em duas partes. Considere a metade superior do hexágono representada abaixo. A resultante está representada em azul:

Já que se trata de um hexágono regular, podemos dividir seu interior em triângulos equiláteros, de forma que a resultante dessa metade tenha um módulo de 20 N, já que equivale a 2 lados do hexágono. Como o processo para a metade inferior é exatamente o mesmo, a resultante vale \vec{F}_R=40 N.

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Gabarito

\vert \vec{F}_R \vert =40\,\textrm{N}

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Problema 06 *

Cinco vetores de fórça estão representados abaixo como lados e diagonais de um hexágono regular. Sabendo que o módulo do vetor \vec{c} vale 80\,\textrm{N}, calcule a força resultante.

Solução

Podemos movimentar os vetores e alinhá-los com os vértices do hexágono a fim de formar os diagramas abaixo. Note que:

 \vec{a}+\vec{d}=\vec{c}

E também:

 \vec{b}+\vec{e}=\vec{c}

Logo a resultante vale:

 \vec{F}_R=3\vec{c}=240\,\textrm{N}

 

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Gabarito

 \vert \vec{F}_R\vert=3\vert\vec{c}\vert =240\,\textrm{N}

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Problema 07 *

(OBF) Use as letras “E” ou “V” para identificar, respectivamente, as grandezas físicas escalares e vetoriais.

  • velocidade
  • comprimento
  • volume
  • capacidade térmica
  • impulso de uma força

A sequência correta é a representada por:
a) V-E-E-E-V

b) V-E-V-E-V

c) E-E-E-E-V

d) E-V-V-V-E

e) V-V-V-E-E

Solução

Vamos analisar as grandezas individualmente e verificar se elas são vetoriais ou escalares:

  • Velocidade: Vetorial

A velocidade depende do deslocamento de acordo com a expressão:

 \vec{v}=\dfrac{\Delta \vec{S}}{\Delta t}

O deslocamento é uma grandeza vetorial e, consequentemente, a velocidade também.

  • Comprimento: Escalar

Comprimento, diferentemente do deslocamento, não carrega uma noção de direção. Apenas o módulo é relevante quando tratamos de comprimentos e por isso é classificado como grandeza escalar.

  • Volume: Escalar

Novamente, não possui direção nem sentido, portanto é uma grandeza escalar.

  • Capacidade Térmica

Novamente, não possui direção nem sentido, portanto é uma grandeza escalar.

  • Impulso de uma Força

O impulso pode ser representado com a expressão:

 \vec{I}=\vec{F}\cdot \Delta t

Note como ele depende de uma força, que é vetorial. A direção do impulso é relevante no estudo de um determinado sistema,  por isso é classificado como grandeza vetorial. Portanto, a resposta é letra a).

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Gabarito

Letra a)

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Problema 08 *

(OBF) Três forças atuam sobre um corpo em equilíbrio estático. Sejam F_1, F_2 e F_3 as magnitudes das forças atuantes sobre o corpo. A relação entre as forças e os ângulos mostrados na figura é:

a) \dfrac{F_1}{\sin{\theta}_{23}}=\dfrac{F_2}{\sin{\theta}_{31}}=\dfrac{F_3}{\sin{\theta}_{12}}

b) \dfrac{F_1}{\sin{\theta}_{31}}=\dfrac{F_2}{\sin{\theta}_{23}}=\dfrac{F_3}{\sin{\theta}_{12}}

c) \dfrac{F_3}{\sin{\theta}_{23}}=\dfrac{F_2}{\sin{\theta}_{31}}=\dfrac{F_2}{\sin{\theta}_{12}}

d)\dfrac{F_3}{\sin{\theta}_{23}}=\dfrac{F_2}{\sin{\theta}_{31}}=\dfrac{F_1}{\sin{\theta}_{12}}

e) \dfrac{F_3}{\sin{\theta}_{23}}=\dfrac{F_1}{\sin{\theta}_{31}}=\dfrac{F_2}{\sin{\theta}_{12}}

Solução

No caso de equilíbrio estático, a força resultante é zero. De tal modo que, pela regra do polígono, podemos fazer a seguinte figura:


Pela lei dos senos, vemos que, então:

\dfrac{F_1}{\sin \theta_{23} }= \dfrac{F_2}{\sin \theta_{31} } = \dfrac{F_2}{\sin \theta_{12} }

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Gabarito

Letra a)

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Problema 09 *

(OBF - Adaptada) Durante as aulas sobre vetores, Gabriel Hemétrio desenhou no quadro a figura exposta abaixo, onde os segmentos de retas AB, BC, CD, DA, AC e BD, representam vetores, de tal forma que prevalece o sentido, ou seja, AB \not= BA. Assim, podemos representar o desenho abaixo , pela soma dos vetores, EXCETO em:

a) AB+BC+CA=0

b) BD= AB+AD

c)  AC+CD=AD

d)  AB+BD+DC=AC

e)  BA+BC=BD

Solução

Após verificar cada uma das opções, percebemos que apenas o item b) está errado. A figura abaixo ilustra o diagrama de vetores proposto:

Note como AB+AD=AC e não BD. Portanto o item errado é a Letra b).

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Gabarito

Letra b)

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Problema 10 *

No plano cartesiano abaixo, temos três vetores u, v e w representados por setas vermelhas. Faça o que for pedido:

a) Represente cada um deles na forma de versor, ou seja, separando as componentes \hat{x} e \hat{y}.

b) Calcule a soma dos três vetores. Caso esteja com dificuldades nesse assunto, o NOIC de Física recomenda utilizar o Simulador de Vetores do PhET para ajudar na visualização dos processos.

Solução

Usando as componentes, temos para cada um dos vetores (enumerando de cima para baixo):

\vec{v}_1= (-8)\hat{x}+(-4)\hat{y}

\vec{v}_2= (4)\hat{x}+(-4)\hat{y}

\vec{v}_3= (8)\hat{x}+(0)\hat{y}

A soma dos vetores é a soma das componentes de cada eixo:

 \vec{v}_1+\vec{v}_2 + \vec{v}_3=(-8+4+8)\hat{x}+ (-4-4+0)\hat{y}

 \vec{v}_1+\vec{v}_2 + \vec{v}_3=(+4)\hat{x}+ (-8)\hat{y}

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Gabarito

 \vec{v}_1+\vec{v}_2 + \vec{v}_3=(+4)\hat{x}+ (-8)\hat{y}

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Problema 11 *

Lucas Tavares deixou sua borracha cair em uma rampa de inclinação \theta=30^\circ, confome ilustra a figura abaixo. Podemos representar o peso da borracha na forma vetorial usando diferentes eixos de coordenadas. Dependendo do problema, o uso de alguns eixos facilita a solução.

Nesse caso, podemos decompor o peso nos eixos  (x, y) na forma  (-P, 0) , ou seja \vec{P}=0\hat{x}-P\hat{y}. Usando seus conhecimentos de vetores e geometria plana, decomponha o vetor \vec{P} nos eixos (x', y').

Solução

Usando os conhecimentos de geometria plana, podemos encontrar o ângulo que o vetor peso faz com a direção  y':

Usando os conhecimentos de trigonometria, percebemos que:

 \vec{P}=(-P\sin{\theta})\hat{x}+(-P\cos{\theta})\hat{y}

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Gabarito

 \vec{P}=(-P\sin{\theta})\hat{x}+(-P\cos{\theta})\hat{y}

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Problema 12 **

Em um octógono regular sete vetores de mesmo módulo 10\,\textbf{m} estão organizados conforme a imagem abaixo ilustra. Calcule a soma dos vetores.

 

Solução

Podemos usar uma ideia parecida que foi utilizada anteriormente. Vamos somar e subtrair os vetores azuis na imagem abaixo, de forma que a resposta final não é alterada, mas a visualização da resposta se torma mais fácil.

Note que os vetores que começam no centro do octógono e apontam radialmente para fora se cancelam por conta da simetria do problema, de forma que apenas o vetor azul que aponta para o centro sobra no fim da soma. Portanto, podemos afirmar que:

\vert \vec{V}\vert=10\,\textrm{m}

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Gabarito

\vert \vec{V}\vert=10\,\textrm{m}

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Problema 13 *

Calcule o módulo da soma dos vetores \vert\vec{a}\vert=10 e \vert\vec{b}\vert=5.

Solução

Para resolver esse problema, basta utilizar a lei dos cossenos:

 c^2=a^2+b^2-2ab\cos\theta

Sabendo que \cos\theta=-\dfrac{1}{2}, temos:

 c=\sqrt{175}

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Gabarito

 c=\sqrt{175}

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Problema 14 **

O vetor \vec{a} possui módulo fixo de  10  N. O ângulo entre o vetor  \vec{a} e  \vec{b} vale  \theta=30^\circ . O vetor  \vec{b} possui módulo variável, mas direção fixa. Calcule o menor valor da diferença \vec{b}-\vec{a}=\vec{c}.

 

Solução

A menor diferença correposde ao menor valor possível para o vetor  \vec{c} . Podemos afirmar que o menor valor do vetor \vec{c} acontece quando a direção desse vetor for penpendicular à direção do vetor \vec{b} . Isso acontece pois a menor distância entre um ponto e uma reta é o segmento perpendicular à reta que passa por esse ponto.

Logo, o menor valor da diferença vale:

\vert \vec{c}\vert=a\sin\theta

 \vert\vec{c}\vert=5

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Gabarito

\vert \vec{c}\vert=5

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Problema 15 *

O vetor \vec{v} está girando ao redor da origem com velocidade angular \omega. Escreva as componentes do vetor \vec{v} nos eixos x e y em função do tempo sabendo que inicialmente o vetor \vec{v} se encontrava alinhado com o eixo y.

Solução

Podemos encontrar o ângulo \theta em função do tempo usando a definição da velocidade angular:

 \omega=\dfrac{\Delta \theta}{\Delta t}

 \theta = \omega t

Logo, usando os conceitos da trigonometria, temos:

 \vec{v}=(v\sin{\omega t})\hat{x} + (v\cos{\omega t})\hat{y}

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Gabarito

 \vec{v}=(v\sin{\omega t})\hat{x} + (v\cos{\omega t})\hat{y}

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