Olimpíada Brasileira de Linguística

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A Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), diferentemente da maioria das outras olimpíadas, pode ser realizada por qualquer um, desde estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental até pessoas que já se formaram e que tenham interesse na olimpíada. Para tanto, a olimpíada é dividida em 3 modalidades:

  • Regular: Para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
  • Mirim: Para estudantes do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental. A prova da categoria Mirim é diferente da prova Regular.
  • Aberta: Para quem não atende aos requisitos de nenhuma das categorias citadas. A prova Aberta é igual à prova Regular.

Para as três modalidades, a olimpíada se divide em duas fases:

1ª fase: Geralmente ocorre em setembro. É online, dura 8 dias (não havendo um limite de tempo: o participante pode abrir a prova e resolver questões quando quiser!) e pode ser feita pelo aplicativo (celulares e tablets) ou pelo site (computador). São 27 questões de múltipla escolha para as categorias Regular e Aberta e 18 para a categoria Mirim.

A 1ª fase é dividida em três ciclos:

  • O primeiro ciclo possui 12 (Regular/Aberta) ou 8 (Mirim) questões, cada uma valendo 1 ponto.
  • O segundo ciclo possui 9 (Regular/Aberta) ou 6 (Mirim) questões, cada uma valendo 2 pontos.
  • O terceiro e último ciclo possui 6 (Regular/Aberta) ou 4 (Mirim) questões, cada uma valendo 4 pontos. É também o ciclo cujas questões mais se aproximam dos problemas das demais fases e olimpíadas de linguística.

Para passar para a próxima fase, o participante deve atingir uma pontuação mínima, ou acertar pelo menos 1 terço das questões de cada ciclo e 2 terços da prova.

2ª fase: Geralmente ocorre em outubro. Nessa fase, caem os problemas tradicionais das olimpíadas de línguas. O número de questões e o tempo podem variar de acordo com o ano, porém o habitual é 6 questões para as categorias Regular e Aberta e 3 questões para a categoria Mirim. Cada questão vale 24 pontos.

Escola de Linguística de Outono (ELO): É um evento do qual participam os cerca de 60 alunos mais bem colocados na 2ª fase. É nessa fase que são selecionados os 4 ou 8 alunos (que conseguirem as maiores notas finais) que irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística. Geralmente acontece no outono (que surpresa!) de cada ano, entre março e maio, com vários encontros e listas semanais de forma online e uma semana presencial no final.

A pontuação total que classifica para a IOL é de 360 pontos. Metade da pontuação é constituída por atividades individuais - Nota da 2ª Fase (30), Prova individual (120) e Obelepédia (30). A outra metade em atividades em equipe - Rolezinho Linguístico (90) e Debate (também 90). Seguem, abaixo, as atividades da ELO em ordem cronológica.

Obelepédia: É um projeto da OBL que visa a aumentar a diversidade de artigos informativos sobre as mais diversas línguas conhecidas. É isso mesmo: temos que construir um artigo na Wikipédia! O competidor deve escolher a língua com a qual quer trabalhar ainda no começo da ELO, e deve produzir o artigo com base em pesquisas já existentes (as quais são apresentadas junto com a escolha de línguas) e com o apoio de um orientador da OBL. Todo o processo ocorre de forma online.

Rolezinho Linguístico:  A segunda e última atividade online da ELO é o rolezinho, uma mini pesquisa acadêmica em grupo com temas envolvendo as mais diversas partes da linguística. Essa atividade relâmpago consiste em formular uma hipótese, fazer uma coleta de dados, analisar esses dados, tirar uma conclusão e depois colocar todo o processo em um cartaz ou vídeo que será apresentado ao júri. Essa atividade também conta com o apoio de pelo menos um orientador, o qual possui experiência com pesquisas acadêmicas.

Debate: Essa é a primeira das duas atividades presenciais. Os debates seguem o mesmo modelo da IYPT (orador, desafiante, avaliador e observador) e também são em grupo. Os temas dos debates costumam ser apresentados no início da semana presencial, e a atividade geralmente possui duas etapas.

  • Na primeira etapa, os estudantes são divididos por sala e em cada sala há um certo número de equipes (esse número pode variar dependendo do ano, assim como a quantidade de integrantes das equipes). Feitas as preparações, através de sínteses e discussões em grupo sobre os temas a serem debatidos, as equipes se prepara para a segunda etapa: o dia dos debates em si.
  • Esses debates ocorrem em dois momentos, com o primeiro envolvendo todas as equipes. Após esse primeiro momento, algumas equipes são selecionadas para o debate final, o qual pode conceder uma pontuação "bônus" a seus participantes. Ambos os debates seguem o mesmo modelo. A pontuação da primeira etapa é dada por equipe e vai ser a mesma para cada integrante e, no debate final, a pontuação é dada pelo desempenho dos representantes e será a mesma para todos os estudantes que estão sendo representados pelos alunos escolhidos.

Prova individual: É uma prova com os problemas clássicos de olimpíadas de linguística. Geralmente são dadas 4 questões valendo 30 pontos cada.

Ao final da semana presencial, são premiados os estudantes com os melhores desempenhos em cada atividade, além de anunciados os estudantes que representarão o Brasil na OBL.

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