Olimpíadas Científicas

4 Flares Facebook 4 4 Flares ×

O que são?

Olimpíadas Científicas são competições acadêmicas com o objetivo de incentivas estudos mais avançados a alunos dos ensinos fundamentais e médio (em alguns casos, da universidade). As olimpíadas podem ocorrer em níveis regionais, nacionais e até mesmo internacionais! Elas ocorrem também nas mais diversas matérias e nos mais diversos estilos de provas.

Por onde estudar?

O Noic tem Guias de Estudo de excelência em várias matérias escritos por alunos medalhistas e com experiências internacionais em cada uma delas! Para ver os Guias, escolha a matéria no menu preto ao lado esquerdo ou clique abaixo:

Por que estudar para olimpíadas científicas?

Se você fizer essa pergunta a qualquer pessoa que participou seriamente de alguma olímpiada, cada uma delas terá várias motivos, porque de fato, é o tipo de programa que muda o seu ensino fundamental e médio por inteiro. É um trabalho difícil mencionar todos os motivos para entrar nesse mundo de competições exóticas, que em quase nada se relacionam com os conteúdos da escola, mas listaremos os três que consideramos mais relevantes:

  1. Olimpíadas te desafiam!

Um dos ideais mais legais das olimpíadas é que você não irá gastar horas de estudos decorando fórmulas e aprendendo a usá-las rápido. Em vez disso, você vai aprendendo a parte desafiadora e, após aprender algumas técnicas legais, descobrir como aplica-las de uma maneira inusitada nos diversos problemas que surgirão.

  1. Estudar “olimpicamente” uma matéria abre a sua mente

Pelo motivo citado acima, você irá, por consequência e sem esforço adicional, ter uma mente muito mais aberta. As provas de olimpíada fazem com que você se acostume a ir às provas com uma mente mais aberta para resolver os problemas. Isso é bom, pois caso apareça uma questão mais elaborada, você terá menos dificuldade, já que está acostumado a ter ideias novas e não só reproduzir o que já aprendeu.

  1. Experiências de vida incríveis

A maioria das olimpíadas acontece em âmbito nacional e internacional. Um bom exemplo é o que acontece na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Se você for premiado na competição, será convidado para uma semana de confraternização com grandes estudantes de todo o Brasil. A partir daí, poderá participar de seletivas para olimpíadas internacionais (sul-americana, mundial e outras), as quais ocorrem nos mais diversos países. Durante essas viagens formam-se grandes amizades com pessoas que compartilham com você o gosto pelo estudo, conhece-se muitos lugares além de claro, poder-se ganhar várias medalhas, que certamente agregarão ao seu currículo. Você verá que as medalhas são muito legais, mas são o de menos no mundo das Olimpíadas.

4 Flares Facebook 4 4 Flares ×

Comente

4 Flares Facebook 4 4 Flares ×
%d bloggers like this: