Escrita por Paulo Kitayama:
Um deslocamento virtual de um sistema se refere a uma mudança infinitesimal na coordenada deste, , sendo esta mudança chamada de virtual pois ocorre enquanto as forças permanecem sem a variação com o tempo.
O teorema do trabalho virtual é caracterizado pela equação:
Significando que o somatório do trabalho virtual por uma força aplicada a um sistema é nula.
Utilizando esta técnica, é possível descobrir condições de equilíbrio para uma certa organização de sistema, permitindo resolver de forma simplificada problemas de estática.
Exemplos:
1 - Peso e duas barras
Para um dado ângulo , qual deve ser o módulo da força para que o sistema permaneça em equilíbrio?
Sol. Utilizando o teorema do trabalho virtual, percebemos que um deslocamento vertical do ponto B gera um movimento horizontal em A, de forma que:
Porém, por relações trigonométricas, percebe-se que , portanto:
2 - Alavancas
Sabendo que as barras AC e DF não possuem massa, qual é a força P aplicada no ponto F para que a massa M esteja estática?
Sol. Realizando um deslocamento virtual no ponto F, pode-se calcular o deslocamento do ponto A a partir de semelhanças de triângulos:
Logo,
Problemas:
P1 - Sem torque
Deduza, sem usar equações de torque, qual a relação entre as distâncias das forças F1 e F2 ao pivot para que o sistema permaneça em equilíbrio, considerando que o pivot está no centro de massa da barra.
P2 - Mola
Determine a expressão para e para a tensão na mola que corresponde à posição de equilíbrio. O comprimento natural da mola é h e a constante elástica é k. A massa do mecanismo é desprezível.
P3 - Corda
Utilizando trabalho virtual, encontre a tração em uma corda de densidade de massa em função da altura.
P4 - Um bloco e três losangos
Considerando a configuração da figura abaixo, calcule a tração na corda, sabendo que a massa do bloco é m e a gravidade vale g.
P5 - Ângulos
Encontre a força F necessária para manter o sistema em equilíbrio na imagem abaixo, em função de P e do ângulo .