Olimpíada Internacional de Física

A Olimpíada

A IPhO (International Physics Olympiad) é a principal e mais prestigiada competição de Física. Nela, os países participam com equipes de até 5 alunos por país, que são selecionados através de suas respectivas olimpíadas nacionais de Física. Participam cerca de 87 países, totalizando até mais de 400 alunos. Todo ano, a olimpíada é sediada presencialmente em um país diferente, o qual é escolhido pelo comitê da olimpíada como país organizador.

Formato

A competição é de caráter individual, i.e., todos os alunos competem entre si. A avaliação consiste em uma prova teórica e uma experimental, realizadas em dias distintos. A prova teórica é composta por 3 problemas, com duração 5 horas, totalizando 30 pontos. A prova experimental é composta, geralmente, por 2 problemas (em raros casos, um único problema mais longo que o usual), com duração total de 5 horas, totalizando 20 pontos. A pontuação total é dada pela soma simples da pontuação de ambas avaliações. 

Premiação

São entregues prêmios especiais como: vencedor absoluto, melhor pontuação teórica, melhor pontuação experimental e melhor competidora do sexo feminino.

Como participar

Os estudantes melhores classificados na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) são convidados para participar da Seletiva de Física (SOIF). Esta, por sua vez, é responsável por selecionar os estudantes que irão representar o Brasil em competições internacionais de Física. Os 5 melhores colocados na última fase da competição (atualmente, denominada por Torneio Brasileiro de Física) são convocados para compor o time brasileiro da IPhO. 

Observação: Em 2020, a competição foi cancelada e adiada para 2021 em razão da pandemia de COVID-19. Com o intuito de continuar proporcionando a experiência, a Rússia promoveu, de forma remota, a primeira edição da IdPhO (International Distributed Physics Olympiad). Em 2021, a IPhO então ocorreu normalmente, porém de forma remota devido à pandemia. Em 2022, a olimpíada estava planejada para acontecer presencialmente na Bielorrússia, porém uma inusitada troca de país sediador ocorreu poucos meses antes da data prevista, em virtude da Guerra entre Rússia e Ucrânia. Isso impossibilitou a organização de um evento presencial, e por essa razão, a IPhO foi realizada novamente de forma remota.

Links e mais informações

Caso queira conferir informações mais detalhadas sobre a IPhO ou explorar os problemas da competição, anexamos alguns links abaixo.