Olimpíada Ibero-Americana de Matemática

arton6128

A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática foi criada em 1985 com o objetivo de descobrir e incentivar os novos talentos matemáticos dos países ibero-americanos, além de dar a oportunidade da troca de experiências e promover relações de amizade entre alunos e professores.

Podem participar do torneio dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Santo Tomé e Príncipe.

Cada equipe é composta por 4 estudantes que não completaram 18 anos até o ano anterior à competição e nunca participaram de outra edição da Olimpíada. No Brasil, a seletiva dos alunos representantes tem como sua primeira fase a OBM e, como etapa seguinte, outros 5 testes de seleção.

A OIM é dividida em 2 dias de prova: cada um deles com duração máxima de 4 horas e meia e com 3 problemas de Matemática que exploram os conhecimentos do competidor em Teoria dos Números, Álgebra, Geometria e Combinatória .

São distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze para, aproximadamente, 50% dos participantes (geralmente na razão 1:2:3) e menções honrosas para aqueles que conseguiram resolver 1 problema completo, mas não atingiram a pontuação necessária para uma medalha de bronze.

Para mais informações, acesse:
Site da OEI