Olimpíada Brasileira de Investimentos

História e Missão

A OBInvest surge em 2021, em meio ao recente movimento crescente de conscientização financeira que se dá ao longo dos últimos anos no Brasil. Criado pelo professor Gilberto Barros (CEFET-RJ), a olimpíada carrega a missão de transformar vidas dos jovens através da educação financeira, proporcionando uma visão integrada de Finanças com outras disciplinas que compõem o currículo da educação básica.

Estrutura da Competição

A prova é dada em fase única, independente da categoria - na qual podem participar estudantes de qualquer escolaridade - do novo ao terceiro ano. A olimpíada não é afiliada à demais instituições, não se configurando como classificatória para a International Economics Olympiad (IEO). A competição é dividida em três fases, sendo elas:

  • Primeira Fase: uma prova objetiva, composta por 20 questões. O objetivo dessa etapa é introduzir conceitos-chave do mundo dos investimentos aos mais diversos públicos. Dessa etapa passarão checar de 25% dos estudantes participantes.
  • Segunda Fase: novamente, uma prova objetiva, porém, composta por apenas 15 questões - de maior dificuldade se comparada à primeira etapa. O objetivo dessa etapa é fazer um filtro mais duro, ainda com características que possibilitam o estudante a aprender enquanto executa a prova. Dessa etapa passarão checar de 10% dos estudantes participantes.
  • Terceira Fase: por fim, uma etapa completamente dissertativa, baseada na execução de um relatório de recomendação de investimentos (ao modelo buy-side do mercado financeiro). Um perfil de investidor será apresentado e, através dos ativos disponíveis, há de se montar uma carteira de recomendação ao cliente. Os critérios são definidos conforme a mecânica dada no ano.

Ao fim, a olimpíada fornecerá medalhas aos seus finalistas. A pontuação final se dará como uma média da pontuação obtida das três fases anteriores, sendo a distribuição honorífica dada da seguinte forma:

  • Os 10% melhores colocados receberão medalhas de ouro;
  • Os 15% seguintes receberão medalhas de prata;
  • Os, próximos 25% receberão medalhas de bronze; e
  • Finalmente, os próximos 30% receberão menções honrosas.

Para mais informações, acesse: