Olimpíada Brasileira de Química

OBM_Quimica

A Olimpíada Brasileira de Química – OBQ, tem como objetivos gerais: descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornar futuros profissionais da área e incentivar na população jovem o interesse para o estudo desta ciência, e permitir aos estudantes aplicar seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico.

A OBQ é dividida em duas modalidades, sendo a modalidade A com participantes da 1ª e 2ª série. Os alunos da 1ª série podem ser classificados tanto pela OBQJr como pelas olimpíadas estaduais de química. Os alunos da 2ª série podem ser classificados pelas olimpíadas estaduais de química. Os alunos das demais séries do ensino médio participam da modalidade B, estes podem ser classificados pelas olimpíadas estaduais de química.

As modalidades diferem principalmente em conteúdos cobrados e que os alunos da modalidade A competem por vagas no time brasileiro de olimpíadas internacionais de química.

Para a modalidade A, a prova possui 3 fases, sendo a fase III a primeira delas; esse exame abrange química geral e físico-química, exigindo que o aluno possua conhecimento aprofundado nestes assunto. A prova consiste em dez questões objetivas e seis questões subjetivas; o aluno possui quatro horas para a realização da prova. Ao final desta fase, os alunos com mais elevados escores serão agraciados com medalhas, sendo a distribuição destas, na maioria das vezes, na proporção de 1:2:3, os estudantes medalhistas estarão classificados para a fase IV.

A fase IV consiste em uma prova de experimental apresentada em vídeo, nesta fase os alunos são avaliados em seus conhecimentos de técnicas laboratoriais, nessa fase são cobrados conteúdos como, técnicas analíticas, conhecimentos gerais de química e química orgânica. Os 15 melhores alunos durante esse processo são classificados para a fase V.

A fase V consiste no Curso de Aprofundamento e Excelência em Química, o curso é ministrado em uma das universidades participantes do projeto, onde os alunos classificados são preparados para as olimpíadas internacionais. A fase VI consiste em um simulado da prova teórica da IChO, com questões subjetivas. Nessa fase é recomendável que o aluno estude aprofundadamente o caderno preparatório, que é disponibilizado pela sede da IChO de cada ano, os quatro melhores alunos são selecionados para constituir o time brasileiro em olimpíadas internacionais de química.

Para a modalidade B a prova possui apenas uma fase, este exame consiste em dez questões objetivas e seis questões subjetivas. Nessa modalidade é exigido que o aluno domine química geral, físico-química e química orgânica. As premiações da modalidade funcionam como as da fase III da modalidade A.

Para mais informações, acesse:
Site da OBQ