Olimpíada Norte-Nordeste de Química

117061042E2RTX2W9RKTVAFlogo-olimp-ada-brasileira-de-qu-mica.png

As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pelos problemas sociais no país, as quais apresentam os menores IDH's. Uma das principais causas de desigualdade social é a falta de acesso à educação de qualidade. Em face do exposto, a ciência Química colabora significativamente para a melhoria das condições da sociedade, através de novas técnicas de diagnóstico,de fármacos e da minimização do impacto ambiental da ação humana.

Assim, a ONNeQ foi criada com os seguintes objetivos:

• estimular o ensino, o estudo e a pesquisa no campo da Química.
  • incentivar, através do ensino de química, o entrosamento entre professores da Universidade e professores e estudantes das escolas de ensino pré-universitário.
  • descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química.

A prova é um evento integrante do Projeto de Olimpíadas de Química, é uma promoção da Universidade Federal do Ceará - UFC, da Universidade Federal do Piauí - UFPI, da Universidade Estadual do Ceará - UECE e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, realizada pela Associação Brasileira de Química - ABQ com apoio do Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática da UFC - NECIM.

A Olimpíada Norte/Nordeste de Química possui uma única modalidade, que abrange todos os alunos classificados. Só estão classificados os 25 melhores alunos de cada modalidade das olimpíadas estaduais de química das regiões participantes. Os trinta melhores alunos são agraciados com medalhas, sendo cinco de ouro, dez de prata e quinze de bronze, podendo este número variar dependendo, das notas dos participantes já que notas próximas ou empates levam à um número maior de medalhas, além de que alunos que atingirem escores superiores à 50,00 são agraciados com menções honrosas. Os alunos agraciados com medalhas de ouro terão seus nomes gravados em placas. Estas serão afixadas na base do troféu transitório que simboliza o evento.

A prova abrange química geral, físico-química e química orgânica, exigindo que o participante possua um bom conhecimento sobre os conteúdos. A avaliação consiste em cinco questões subjetivas e o aluno possui no máximo quatro horas para a realização. Vale ressaltar que a olimpíada é de fase única.

Para mais informações, acesse:
Site da competição