OBR

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Logomarca_OBR

Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

É a olimpíada mais indicada para os mais jovens que desejam começar agora sua jornada pelo mundo da robótica. É dividida em duas modalidades, prática e teórica.

Modalidade Prática

A Modalidade Prática é dividida em dois níveis:

- Nível 1: Voltado aos alunos do atual Ensino Fundamental de 9 anos.

- Nível 2: Voltado aos alunos do Ensino Médio, Técnico (ou equivalente).

A OBR estabelece anualmente uma tarefa, na qual os alunos deverão construir robôs que atendam a essa tarefa. Os alunos devem formar equipes de até 4 integrantes que são inscritas GRATUITAMENTE por suas escolas e deverão se apresentar com seus robôs no dia e sede da competição a serem determinados pela Olimpíada. A premiação consta de medalhas de ouro, prata e bronze conferidas às equipes que tirarem o 1°, 2° e 3° lugar respectivamente de cada nível em cada estado.

Cada estado recebe, ainda, um número de vagas, a serem ocupadas pelas equipes mais bem classificadas nessa primeira fase, essas equipes são convidadas a participar da Final Nacional, em que será selecionada a equipe campeã brasileira de cada nível. Essas equipes, por fim, receberão a chance de representar o país na RoboCup Junior, olimpíada internacional de robótica.

A tarefa a ser realizada pelos robôs varia a cada ano, mas consta basicamente de uma simulação de resgate. Há uma pista simulando um desastre, cada robô deve, então, atravessá-la seguindo uma linha preta no chão, desviando de obstáculos, detritos, redutores de velocidade, encruzilhadas e falhas na linha. Ao final da pista há uma rampa que leva a uma "sala" em um nível superior, os robôs devem subir essa rampa e resgatar as “vítimas" presentes nesse outro andar. Cada vítima é simbolizada por uma bolinha de isopor que os robôs devem encontrar e transportar até uma área segura da sala. É o equivalente ao chamado Rescue A, na RoboCup Junior, fase internacional da competição.

Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). É importante ressaltar que apesar de ser permitida a inscrição de um professor como tutor de cada equipe, este deve apenas auxiliar e orientar seus alunos na construção e programação dos robôs, mas jamais deverá desenvolvê-lo pelos alunos.

Para conferir as regras da modalidade prática do ano de 2017, clique aqui.

Modalidade Teórica

A Modalidade Teórica é dividida em seis níveis de acordo com a escolaridade do aluno (pelo regime de 9 anos):

- Nível 0: Destinada aos alunos matriculados no 1° ano do EF.

- Nível 1: Destinada aos alunos matriculados no 2° e 3° ano do EF.

- Nível 2: Destinada aos alunos matriculados no 4° e 5° ano do EF.

- Nível 3: Destinada aos alunos matriculados no 6° e 7°ano do EF.

- Nível 4: Destinada aos alunos matriculados no 8° e 9° ano do EF.

- Nível 5: Destinada aos alunos matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio ou Técnico.

Trata-se de uma prova que abrange conhecimentos de Português, Matemática, Língua Estrangeira, Ciências Naturais e Robótica. As inscrições são GRATUITAS e devem ser feitas pela escola de cada aluno, a qual também será responsável pela impressão e aplicação do teste em um dia específico para todo o Brasil, determinado pela olimpíada. A premiação consta de medalhas de ouro, prata e bronze conferidas à faixa de alunos com o melhor desempenho no país nessa modalidade, as medalhas são enviadas às escolas, sem qualquer custo, e essas devem, por fim, distribuí-las aos alunos premiados.

É importante ressaltar que, para essa modalidade, NÃO se faz necessária a construção de robôs.

Para conferir as provas anteriores, clique aqui.

Para conferir o manual de estudo das provas teóricas, clique aqui.

Para conferir o manual de inscrição, clique aqui.

Minicurso de Robótica

Há, ainda, uma segunda fase da Modalidade Teórica, destinada exclusivamente aos alunos do NÍVEL 5 que melhor se saírem na primeira prova. Esses alunos são convidados a realizar um segundo teste em uma sede específica de sua cidade e, de acordo com o resultado nessa segunda prova, alguns estudantes serão agraciados com um minicurso de robótica a ser realizado em uma feira anual de robótica. Porém, alunos que já tenham tido algum contato com robótica em sua escola ou que já tenham participado da Modalidade Prática da olimpíada podem até realizar o teste, mas não serão selecionados para o minicurso.

Para mais informações sobre a olimpíada, acesse o site oficial da OBR.

 

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Comente

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: