WRO

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

oie_transparent (5)

World Robot Olympiad (WRO)

A WRO é uma olimpíada internacional de robótica para jovens de 10 a 25 anos. Ela ocorre anualmente no mês de novembro reunindo delegações de mais de 50 países. Seu objetivo é criar uma oportunidade para os jovens expandirem seus horizontes através da exploração de robôs e sistemas de controle, promover o pensamento criativo, as habilidades de cooperação e comunicação e incentivar os participantes a se tornarem futuros cientistas, engenheiros e inventores através de uma maior visão da aplicabilidade da ciência e tecnologia em nossa sociedade.

Para participar da WRO, os estudantes devem primeiro competir na fase nacional de seu país. Para os brasileiros temos a WRO Brazil, que é dividida em etapas regionais com sedes no Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sudeste, essas etapas geralmente ocorrem em agosto. Apenas as melhores equipes da WRO Brazil são classificadas para a mundial.

A WRO opera com três categorias de idade: Primário, Júnior e Sênior. Cada categoria de idade competirá usando desafios projetados especialmente para garantir a adequação à idade em termos de dificuldade. Dentro de cada uma dessas categorias os competidores podem se inscrever em apenas uma das seguintes competições: “Regular Category”, "Open Category”, "WRO Football” e “Advanced Robotics Challenge”. Em cada categoria/competição participam times de 2 ou 3 jovens que devem criar, projetar e construir robôs capazes de resolver algum desafio imposto anualmente pela olimpíada. As inscrições são PAGAS e custam entorno de R$1150,00 por equipe, fora os custos de confecção do próprio robô que deve OBRIGATORIAMENTE ser construído utilizando o kit educacional LEGO® MINDSTORMS™.

Regular Category

A Regular Category é uma competição baseada em desafios em que os alunos devem construir e programar seus robôs para resolver um determinado desafio. Exemplos podem ser para o robô escalar escadas e colecionar bolas de tênis de mesa ou classificar objetos de várias cores e formas. Os desafios são sempre desenvolvidos pelo país anfitrião da final em um determinado ano.

Open Category

A Open Category é uma competição baseada em projetos, onde os alunos criam suas próprias soluções de robótica inteligentes relacionadas ao tema atual. Não há restrições sobre a mistura entre os elementos LEGO® e outros materiais ou software, mas os robôs devem ser operados pelos controladores NXT ou EV3. No momento de inscrição, as equipes devem enviar um pequeno vídeo (no máximo 2 minutos) mostrando seu robô. Elas também enviam um relatório escrito e ilustrado que resume o que o robô pode fazer e de que maneira o robô é único. As equipes então receberão um estande de 2m x 2m x 2m para exibir seu robô e informações. Eles realizarão demonstrações e apresentações aos juízes e ao público em geral sobre sua solução.

WRO Football

Um jogo divertido e emocionante com equipes de dois robôs autônomos que jogam futebol. No WRO Football, estudantes de 10 a 19 anos podem participar. Os materiais autorizados a construir os robôs são LEGO® MINDSTORMS ™ e os controladores devem ser NXT ou EV3 - e os sensores da HiTechnic. A bola oficial é da HiTechnic.

Advanced Robotics Challenge

O Advanced Robotics Challenge está disponível para estudantes de 17 a 25 anos no ano da competição. Em 2015, o jogo Bowling foi introduzido - e isso continuou em 2016 com algumas modificações. Na temporada de 2017, o novo jogo Tetrastack é apresentado. Ele baseia-se nos sistemas de construção robótica Matrix e TETRIX. Os controladores devem ser NI myRIO, KNR (baseado em myRIO) ou EV3 da LEGO MINDSTORMS. O software deve ser o LabView da National Instruments ou qualquer linguagem C. Não haverá restrições à escolha e número de sensores, motores e servos.

Para mais informações acesse o site oficial da WRO ou o site oficial da WRO Brazil .

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: