Física - Semana 16

Iniciante

ini

 

(IME) Na Figura 1, o corpo A, constituído de gelo, possou massa m e é solto em uma rampa a uma altura h. Enquanto desliza pela rampa, ele derrete e alcança o plano horizintal com metade da energia mecânica e metade da massa iniciais. Após atingir o plano horizontal, o corpo A se choca, instante 4T, com o corpo B, de massa m, que foi retirado do repouso através da aplicação da força f(t), cujo gráfico é exibido na Figura 2.

Determine o valor de F para que os corpos parem no momento do choque.

Dado:

  • aceleração da gravidade: g.

Observações:

  • o choque entre os corpos é perfeitamente inelástico;
  • o corpo não perde massa ao longo do seu movimento no plano horizontal.

Intermediário

Um foguete encontra-se no vácuo, longe da ação gravitacional de qualquer planeta, e começa a expelir combustível com um motor que possui impulso específico I_{sp}, aqui considerado como sendo a taxa de variação do momento, em relação ao foguete, dado pela exaustão em função da massa de combustível utilizada.Calcule a variação de velocidade do foguete quando a razão entre sua massa inicial e a atual for R. Desconsidere os efeitos relativísticos.

Avançado

Um foguete encontra-se no vácuo, longe da ação gravitacional de qualquer planeta, e começa a expelir combustível com um motor que possui impulso específico I_{sp}, aqui considerado como sendo a taxa de variação do momento, em relação ao foguete, dado pela exaustão em função da massa de combustível utilizada.Calcule a variação de velocidade do foguete quando a razão entre sua massa inicial e a atual for R. Considere os efeitos relativísticos.