Solução Crescimento Populacional

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Solução de Pedro Michael, comentários de Rogério Júnior

Clique aqui para ver a questão original.

A abordagem mais simples é a simulação. Para cada caso da entrada, simularemos o passar dos anos até que a população de A ultrapasse a de B. Se passarmos dos 100 anos, basta imprimirmos "mais de 1 seculo.".

Primeiramente vamos ler o número de casos da entrada, salvá-lo em t e usar um for para repetirmos o algoritmo t vezes. Em cada iteração do for simularemos o crescimento das cidades apresentadas da seguinte forma: leremos os valores de PA, PB, G1 e  G2 e usaremos uma variável anos de valor inicial 0 para controlarmos a passagem do tempo. Usaremos um while para simular cada ano. Logicamente, ele só deve se repetir enquanto PA \leq PB e anos \leq 100. Em cada iteração dele, aumentaremos  o valor de anos em uma unidade (pois estamos simulando a passagem de 1 ano) e simularemos o crescimento de cada população, aumentando os valores esperados em PA e PB (em PA aumentamos \frac{PA \times G1 }{100} e em PB aumentamos \frac{PB \times G2 }{100}.

Quando o while terminar, basta vermos quantos anos se passaram. Se anos >100 então imprimimos uma linha com a frase "mais de 1 seculo.". Caso contrário, imprimimos a frase "x anos.", onde x é o valor da variável anos. Segue o código comentado para melhor entendimento.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: