Solução Tira-teima

Solução por Rogério Júnior

O problema quer saber se um determinado ponto A, de coordenadas XA YA, está contido em um retângulo no plano cartesiano, de lados paralelos aos eixos e com uma diagonal definida pelos pontos (0, 0) (432, 468). Para que o ponto pertença ao retângulo, são necesárias duas condições: sua coordenada XA deve estar nos limites das coordenadas x do retângulo, ou seja, 0\leq X_A \leq 432 e, de maneira análoga, a coordenada YA do ponto deve estar contida nos limites das coordenadas y do retângulo, ou seja, 0\leq Y_A \leq 432. Se ocorrerem as duas condições, o ponto está dentro, se não, ele está fora. Segue o código do nosso leitor Roger Benet, com alguns comentários meus, que soluciona o problema:


#include <cstdio>
int main(){
// declato e leio os valores de x e y
int x,y;
scanf("%d %d", &x, &y);
// verifico se eles estão nos limites das coordenadas da quadra de tênis
// se estiverem, imprimo "dentro"
if(x >= 0 && x <= 432 && y >= 0 && y <= 468) printf("dentro\n");
// se não, imprimo "fora"
else printf("fora\n");
return 0;
}

view raw

tira-teima.cpp

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Nosso leitor Rafael Rodrigues também enviou uma resposta correta em C++. Ela é muito semelhante anterior, mas agora o if verifica se a bola caiu fora, ao contrário do código anterior, que olhava se ela caia dentro. Segue o código:


#include <stdio.h>
//Rafael Rodrigues
//NOIC - Informatica - Iniciante - Tira-Teima
int main(){
int X, Y;
scanf("%d%d", &X, &Y);
if(X<0 || Y<0 || X>432 || Y>468){
printf("fora\n");
}
else {
printf("dentro\n");
}
return 0;
}