Intermediário Informática - Semana 1

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Guerra por Território

Tombólia do Oeste e Tombólia do Leste travaram uma guerra durante 50 anos. O motivo da guerra era o tamanho do território de cada país. Pelo bem da população dos dois países, os governos resolveram fazer um tratado para finalizar a guerra. O tratado consiste em fazer um divisão justa, e certamente contínua, do território. Eles resolveram pedir sua ajuda para calcular o ponto de divisão do território. Depois de tantos anos de guerra, os países não podem lhe pagar uma viagem para ver previamente o território que será dividido. Ao invés disso, eles prepararam uma lista a1,a2,…,aN de inteiros que indicam o tamanho de cada seção do território. A seção a1é vizinha da seção a2 que por sua vez é vizinha da seção a3; e assim por diante. Os governos querem uma divisão em uma seção k de tal forma que a1 + a2 + … + ak = ak+1 + ak+2 + … + aN.

Sua tarefa é dada uma lista de inteiros positivos a1, a2,..., aN , determinar a seção k tal que soma dos comprimentos das seções a1 até aké igual a soma dos comprimentos das seções ak+1 até aN.

Entrada

A primeira linha da entrada contém um inteiro N indicando o número de seções do território. A segunda linha da entrada contém Ninteiros a1, a2;,.., aN separados por um único espaço que indicam os comprimentos das seções.

Saída

Seu programa deve imprimir uma única linha contendo um inteiro que indica a seção do território onde acontecerá a divisão.

Nota: é garantido que sempre existe uma divisão que satisfaz as condições dos países.

Restrições

  • 1 ≤ N ≤ 105.
  • 1 ≤ ai ≤ 100, para i = 1, 2, … ,N.

Exemplos

Entrada

4
5 3 2 10
Saída

3			

 

Entrada

9
2 8 2 8 4 4 4 4 4
Saída

4

 Para ver a solução, clique aqui

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: