Iniciante
Para esse problema, apresentaremos uma dica de como resolvê-lo e o encerraremos na semana .
Esse é um problema para treinar a sua habilidade de "ter raça", mas também a habilidade de ser esperto para deixar as contas mais fáceis, afinal, ninguém é de ferro.
Escreva o quadrado perfeito de 5 dígitos em sua representação decimal onde são algarismos e . Pelo enunciado do problema, sabemos que o número é um quadrado perfeito, ou seja, um número da forma . Agora:
Daí, segue que:
e por fim .
Veja que agora utilizamos de uma maneira inteligente o fato dos números sugeridos serem quadrados perfeitos. Tente finalizar o problema com essa dica!
Intermediário
Vamos contar o número de modos de escolher um divisor de :
Ao olhar para um divisor para um divisor de logo podemos notar que os fatores primos de estão contidos no conjunto . Vamos então escrever como , onde, para todo , temos que .
Assim, o número de modos de escolhermos um dado seria . Como a escolha de todos os 's implica numa escolha bem definida do nosso , sabemos que o número de modos de escolhermos (e portanto o número de divisores de ) é o mesmo modo de escolhermos um grupo , que será .
Avançado
Considere o tabuleiro como uma matriz . Olhe para a diagonal principal e para todas as diagonais do tabuleiro que são paralelas a ela. Contando, temos ao todo dessas diagonais (contando inclusive as diagonais que contem somente casinha, que são as que estão no canto direito superior e a no canto esquerdo inferior). Começando pela diagonal que cobre apenas a casa do canto superior direito e indo até a diagonal que cobre só a casa do canto inferior esquerdo, numere as diagonais de a em ordem. Veja que, toda vez que vamos de uma casa para uma outra casa vizinha, necessariamente mudamos de uma diagonal para a diagonal ou para a diagonal , ou seja, um deslocamento de exatamente .Como esse descolamento de diagonal resulta em um aumento ou diminuição de no número presente nas casinhas teremos que números em diagonais de mesma paridade terão mesma paridade e números em diagonais de paridade diferentes terão paridades diferentes. Fazendo o caminho de uma casa com número até uma casa de tamanho temos que passar por ao menos 1 casa que contenha cada um dos números já que o caminho é discreto (cresce ou decresce de em ). Considere um na diagonal , com , sem perda de generalidade. Se houver um em uma casa de diagonal , sabemos que o menor caminho de nosso até esse inclui precisamente casinhas. Além do mais, sabemos que e tem mesma paridade do fato de que e tem mesma paridade. Mas, como esse caminho contém as casinhas teremos que . De obtemos:
.
Se temos . Mas na diagonal só há uma casinha, que nos dá um absurdo, pois temos dois números no tabuleiro, o que requer ao menos dois espaços possíveis para colocá-lo. Logo .
Como os números presentes no tabuleiro tem de ter diagonais de mesma paridade e na diagonal só há um casinha disponível, concluímos que as duas casas com número estão na diagonal de número . Desse modo, temos:
Como tem a mesma paridade de e temos e assim as duas casinhas com número estão na diagonal de número .
Por fim, veja que todos os caminhos mínimos que levam de uma casinha de com o número até uma casinha de tamanho passando exatamente vez por cada uma das diagonais entre elas (tais caminhos passam por 23 diagonais e portanto contém números) passam pelos números números . Logo, podemos concluir que a diagonal é composta por casinhas com o número para todo . Logo, o número de casas com o número procurado é o número de casas da diagonal de número , que é .