Iniciante (Solução por Daniel Lima)
Considere uma carta que cumpre o enunciado. Em um lado da carta está o número onde
é o dígito das dezenas de
e
é o dígito das unidades do mesmo. Desse modo o outro lado da carta apresentará o número
.
Lembrando da representação na base decimal temos que , tendo em vista que
. Assim devemos ter
. Como
teremos
que nos dá
e por consequencia
.
Somente supondo que cumpria o enunciado descobrimos que ele só podia ser
e observando que a soma dos dígitos de tal número é
vemos que essa é uma carta válido. Por fim, nosso problema tem a solução única o número
Intermediário (Solução por Daniel Lima)
Note que Manolesco joga no máximo dias, caso contrário ele obrigatoriamente jogará dois dias seguidos. Suponha que ele joga em
dias. Quando ele jogar em um dia, obrigatoriamente descansará no dia seguinte, o que podemos considerar um "super dia" (m dia de jogo seguido de um dia de descanso). Para evitar problemas, considere o dia após o ultimo dia em que Ciprian deve jogar,totalizando
dias. Esses
dias devem ser divididos em
super dias e
dias de descanso. Temos um total de
blocos que podem ser permutados de
modos.
Como pode variar de
a
, o total de possibilidades para a semana de Ciprian será:
Avançado (Solução adaptada Gustavo Aldama M. S. Pereira)
Um fato conhecido é que quadrados perfeitos de números ímpares só podem deixar resto por
. Para tanto, veja que todo número ímpar é da forma
ou
com
inteiro. Agora, elevando as duas possibilidades ao quadrado temos:
E de qualquer modo o quadrado gerado deixa resto por
.
Agora, voltando ao problema, como é a soma de três números ímpares ele deverá ser ímpar também e portanto deixará resto
por
. Retomando a equação dada teremos:
.
Aqui vemos que o fim está próximo, pois analisando as potências de módulo
temos um período de tamanho
, onde tais potências só podem deixar resto
ou
por
e assim
ou
um absurdo.
Logo, não há soluções inteiras para a equação dada.