Iniciante
Suponha que os números de 1 a 9 estão dispostos no quadrado mágico como abaixo:
Assim, sabemos que , e . Somando tudo temos . Porém, já sabemos que as letras de a representam os números de a , logo . Agora só precisamos mexer um pouco mais com o que temos.
Sabemos que e que nos dá
Também temos e que nos dá .
Subtraindo de obtemos que .
Para terminar, temos que e o problema acabou!
Intermediário
Problemas como esse de contagem requerem calma. Há algumas formas de fazer essa contagem, algumas mais desgastantes e outras menos. É preciso pensar um pouco pra ver qual estratégia acabará de mais simples o problema. No nosso caso, iremos tratá-lo do seguinte modo.
Vamos contar quantas vezes o números aparece em cada casa de um número de 6 dígitos. Considere os números de até . Para exemplificar, fixe o número na casa das unidades de milhar. Temos um número a ser formado. Veja que cada combinação de dígitos que botarmos nos espaços em branco nos dará um número de no máximo dígitos e que todo número de no máximo algarismos que tem o número como dígito das unidades de milhar aparecerá ao variarmos as possibilidades. Agora temos que lembrar o fato de que a soma dos dígitos de um número deixam o mesmo resto que ele por . Logo, para o nosso número de até dígitos ser divisível por a soma dos outros dígitos deve ser congruente a módulo . Basicamente, os 5 dígitos restantes devem formar, sem o entre eles, um número congruente a módulo . Mas quantos números há desse tipo entre e ? Claramente . Logo, essa é a quantidade de vezes que o número aparece nas unidades de milhar.
Agora, do mesmo modo que fizemos isso para o número 1 no algarismo das unidades de milhar, poderíamos ter feito para qualquer outraposição. Então, o total de aparições de dígitos em múltiplos de menores que é
Avançado
Considere as posições de uma sequência da esquerda para a direita, da até a . Diremos que um número está numa posição par, se o número correspondente à sua posição é par e a mesma coisa definiremos para o ímpar. Suponha que exista uma configuração como pedida no enunciado.
Se é par, entre os dois números haverá uma quantidade par de casa e logo, os dois da sequência terão posições de paridades distintas. Já se é ímpar, os dois da sequência terão posições de mesma paridade.
Inicialmente , há posições pares e posições ímpares. Ponha os números pares nas suasdevidas posições. Como havia pares deles, cobrimos posições ímpares e posições pares, deixando assim de cada. Agora , ponha de por os pares de números ímpares em suas posições, cobrindo duas posições ímpares ou duas posições pares. Desse modo, os números ímpares terão coberto uma quantidade par de posições pares e uma quantidade par de posições ímpares, um absurdo, pois precisávamos cobrir de cada. Logo o que supomos no início é falso e a sequência desejada não existe!