Problema Iniciante
Seja C1 uma circunferência e P um ponto no plano dessa circunferência:
- Se P entá dentro da circunferência e uma reta que passa por P a toca em dois pontos A e B, prove que PA⋅PB=R2−PO2 onde R e O são, respectivamente, o raio e o centro de C1.
- Se P entá fora da circunferência e uma reta que passa por P a toca em dois pontos A e B, prove que PA⋅PB=PO2−R2 onde R e O são, respectivamente, o raio e o centro de C1.
Observe que em particular esse teorema nos garante que se tivermos duas retas que passam por P e que tocam C1 nos pares de pontos {A,B} e {C,D} poderemos concluir que PA⋅PB=PC⋅PD pois tal produto é fixado pela circunferência e pela posição de P relativa a ela.
Problema Intermediário
Dadas duas circunferências C1 e C2, prove a existência do eixo radical: prove que o lugar geométrico (o conjunto dos pontos que satisfazem a condição a seguir) dos pontos que tem a mesma potência de ponto relativa a C1 e a C2 é uma reta que é perpendicular à reta que liga os centros das duas circunferências dadas.
OBS: A potência de ponto de um ponto P relativa a uma circunferência de centro O e raio R é definida como PO2−R2.
No problema iniciante aprendemos uma importante propriedade sobre a potência de ponto.
Problema Avançado
Sejam dadas 3 circunferências C1,C2 e C3. Prove que os eixos radicais dos pares de circuferências {C1,C2},{C2,C3} e {C3,C1} são concorrentes em um único ponto.