Química - Semana 34

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

A combustão é muitas vezes utilizada para a eliminação de resíduos químicos. A combustão da metilamina, CH_3NH_2, produz monóxido de nitrogênio, dióxido de carbono e água.

a) Escreva a reação de combustão balanceada da metilamina.
b) Calcule a massa de água produzida a partir da combustão de 62g de metilamina.
c) Calcule o número de mols de O_2 necessários para a reação do item anterior.

Intermediário

Um engenheiro manuseia uma instalação de eliminação com 5000 L de solução aquosa de metilamina. A fim de determinar a concentração desse composto, o engenheiro recolheu uma alíquota de 25,00 mL da solução e titulou com 0,100 mol \cdot L^{-1} de ácido clorídrico. O volume da solução padrão de HCl no ponto final foi 35,00 mL. Calcule a concentração molar de metilamina nos 5000 L da solução.

Avançado

Conceitos iniciais sobre ácidos e bases foram propostos pelo químico sueco Svante Arrhenius, em 1887. Em seguida, e de forma independente, novos conceitos foram formulados pelo dinamarquês Johannes Brönsted e pelo inglês Thomas Lowry, coincidentemente no mesmo ano, em 1923. Nesse mesmo ano, o americano Gilbert Lewis propôs conceitos e definições para as reações ácido-base. Diante disso, responda:

a) Qual a principal limitação do conceito de Arrhenius?
b) Segundo Brönsted-Lowry, a água pode apresentar tanto caráter ácido, quanto básico. Justifique a afirmação com exemplos.
c) Sabendo que o íon hidrogenossulfito é anfótero, escreva as equações químicas que descrevam sua reação de hidrólise.
d) Calcule o pH da solução anterior, sabendo que, para o H_2SO_3, K_1 = 1,23 \cdot 10^{-2} e K_2 = 6,6 \cdot 10^{-8}.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: