Química - Semana 12

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

Um dos processos de emissão de CO_2 ocorre através do uso de carvão nas usinas elétricas. Uma das formas de reduzir essa emissão é usar o gás natural, que polui quase 50% menos. Infelizmente o consumo de carvão continua crescendo, e deve subir 38% até 2017. Sobre o carvão e o gás natural, pode-se afirmar corretamente que

A) quanto maior o teor de carbono no carvão, mais puro ele é considerado.

B) o carvão é composto principalmente por carbono e quantidades variáveis de enxofre, hidrogênio e silício, não existindo oxigênio em sua composição.

C) a queima de carvão para obtenção de energia produz efluentes altamente tóxicos como, por exemplo, o mercúrio e outros metais pesados como vanádio, arsênio, chumbo e lítio.

D) o gás natural polui menos porque é formado pelos hidrocarbonetos propano e butano.

 

Intermediário

Calcule o Kps para Cloreto de chumbo(II), se 50,0 ml de uma solução saturada deste composto contêm 0.2207 g de Pb(Cl)_2 dissolvidos.

 

Avançado

O índice de octanas, ou octanagem, é o número utilizado para expressar a qualidade de uma gasolina. Dizer, por exemplo, que uma gasolina apresenta octanagem 65 significa que, ao utilizá-la, o rendimento do motor é o mesmo que se fosse utilizada uma mistura contendo 65% de isoctano. O nome oficial do isoctano é 2-2-4-trimetilpentano. Com relação ao tema, julgue os itens a seguir em verdadeiro ou falso e justifique sua resposta.

0. A fórmula estrutural plana do isoctano é mostrada a seguir.

week11

1. A gasolina é obtida por meio da destilação simples do petróleo.

2. O ponto de ebulição do heptano é maior que o do octano.

3. Uma das vantagens de se utilizar o álcool em substituição à gasolina está no fato de ele ser uma fonte renovável de energia. 

 

 

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: