Soluções Química - Semana 12

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

a) Está correta. b) Errada, pois carvão contém quantidades variáveis de oxgênio. c)Errada. Lítio não é um metal pesado. d)Errada. GNV é composto por metano e etano.

Intermediário

Sabemos que a massa molar de nosso composto é: m(PbCl_2) = 207,1 + 2 \cdot 35,5 = 278,1. Agora, basta sabermos a molaridade do PbCl_2 dissolvido:

M_{PbCl_2} = \frac{0,2207 g}{278,1 g/mol} \cdot \frac{1000 ml/L}{50 ml} = 0,0159 M

Agora, para cada mol do composto dissolvido temos 1 mol de Pb^{2+} e dois mols de Cl^-. Substituindo na equação do K_{ps}:

K_{ps} = [Pb^{2+}][Cl^-]^2 \Rightarrow K_{ps} = [0.0159][0.0318]^2 = 1,61 \cdot 10^{-5}

Avançado

0. Verdadeiro. Utilizando as teorias de nomenclatura orgânica, sabe-se que esta é a fórmula do composto.

1. Falso. A destilação simples é utilizada quando os dois compostos a serem separados possuem pontos de ebulição muito diferentes (como água e o cloreto de sódio). Os componentes do petróleo possuem pontos de ebulição próximos, sendo mais de dois. Para separá-los em frações é necessário utilizar a destilação fracionada em uma torre de destilação.

2. Falso. Considerando compostos com cadeia normal, o ponto de ebulição aumenta com o aumento da massa molar. Assim, o n-heptano possui ponto de ebulição menor que o n-octano. No entanto, caso tratasse-se do 2-2-4-trimetilpentano (isoctano), a afirmação seria verdadeira, pois o isoctano tem cadeia muito ramificada e o ponto de ebulição diminui com o número de ramificações. Nesse caso, o n-hexano tem ponto de ebulição maior.

3. Verdadeiro. Enquanto o álcool etlico é produto da fermentação da cana-de-açúcar ou da beterraba (fontes renováveis), a gasolina é produto da destilação do petróleo (fonte não renovável), caracterizando como um combustível fóssil.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: