Soluções Química - Semana 21

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

a. A separação energética entre os elétrons da banda de valência e da banda de condução dos metais é razoavelmente pequena. Saltos entre as duas bandas ocorrem espontaneamente à temperatura ambiente, levando a uma boa condutividade elétrica. Já os semicondutores possuem uma separação maior, o que dificulta a condução. Em ametais, a quantidade de saltos entre a banda de valência e a banda de condução é muito baixa, pois há uma separação energética considerável. Assim, estes últimos não são bons condutores de eletricidade.
b. Com o aumento de temperatura, os elétrons da banda de valência dos semicondutores são mais facilmente promovidos à banda de condução, melhorando a condutividade elétrica. Por outro lado, nos metais, o movimento de cargas elétricas se torna desordenado e não há transporte efetivo de carga elétrica.
 
c. Os materiais de ferro sofrem corrosão porque o Fe reage com o oxigênio do ar em presença de umidade, sendo oxidado. Já materiais de alumínio são recobertos por películas protetoras de Al_2O_3Essa camada isola o metal do contato com o oxigênio, tornando-o extremamente resistente à corrosão. O óxido de alumínio é uma substância resistente à ação da água e impermeável ao oxigênio, protegendo o metal.

Intermediário

a. Números pares de prótons tendem a aumentar a energia de ligação nuclear, tornando o núcleo atômico mais estável.
b. Para elementos mais leves, a estabilidade é maior quando n/p é próximo de 1. C-14 emite partículas beta porque sua razão n/p é 8/6 (muito alta). Então, um nêutron é convertido em um próton, resultando em uma razão n/p de 7/7.
C-10 emite pósitron, convertendo um próton a um nêutron, e muda sua razão n/p de 4/6 para 5/5.
c. A diferença entre as atividades radioativas de uma amostra "atual" contendo C-14 e de outra amostra com idade entre 500 e 50.000 anos pode ser utilizada para determinar a idade exata do material.

Avançado

mecanismo

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: