Soluções Química - Semana 9

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

a)    A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem, e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.

b)    Azeótropo é o nome que se dá a uma mistura de líquidos, composta por dois ou mais componentes, que, em proporções específicas dos constituintes, formam uma mistura com Ponto de Ebulição (P.E.) constante e fixo, e que, portanto não podem ser desagregados pelo mero processo de destilação simples.

c)    Mistura é formada por duas ou mais substâncias puras. As misturas têm composição química variável, não expressa por uma única fórmula.

d)    O coloide, ou sistema coloidal, é uma mistura em que as partículas dispersas têm um diâmetro compreendido entre 1 nanômetro e 1 micrometro, partículas estas que podem ser átomos, íons ou moléculas.

e)    Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo.

  Intermediário

a) C.F.(S) = 0 e (O) = 0

oso

b)C.F.(Xe)  =  0 e (F) = 0

xef6

c)C.F. (C) = -1 e (O)= +1

co

d)C.F. (N) = +1 e O = -1 e 0

ono

e) C.F.(N) = +1 e O = 0

noo

f) C.F. (N) = 0 e O = -1 e 0

ono

Avançado

Como sabemos, ou simplesmente usando pitágoras, se o raio atômico é r o lado de uma célula ffc é l = r \cdot2\sqrt{2}, dessa forma:

v = l^3 = r^3 \cdot 16\sqrt{2} \Rightarrow v = 4,5 \cdot 10^{-23} cm^3


Mas, sabemos que em uma célula unitária fcc cabem 4 átomos, assim:

m = 4\frac{M_{Fe}}{N_{a}} = 3,708 \cdot 10^{-22} g \Rightarrow d = M/V = 8.22 \frac{g}{cm^3}

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: