Soluções Química - Semana 31

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

a) O anidrido correspondente à formação do ácido clórico é o anidrido clórico, no qual o Cl possui nox = +5 \Rightarrow Cl_2O_5 , também chamado de pentóxido de dicloro.

b) O anidrido correspondente à formação do ácido nítrico é o anidrido nítrico, no qual o N possui nox = +5 \Rightarrow N_2O_5 , também chamado de pentóxido de dinitrogênio.

c) O anidrido correspondente à formação do ácido carbônico é o anidrido carbônico, no qual o C possui nox = +4 \Rightarrow CO_2 , também chamado de dióxido de carbono.

d) O anidrido correspondente à formação do ácido arsênico é o anidrido arsênico, no qual o As possui nox = +5 \Rightarrow As_2O_5, também chamado de pentóxido de arsênio.

Intermediário

Analisando os compostos em questão, temos:

Ácido sulfúrico (H_2SO_4), um ácido forte, que se ioniza completamente em H+ e SO_4^{2-}

Cloreto de amônio (NH_4Cl), um sal com cátion derivado de base fraca, NH_3, e ânion derivado de ácido forte, HCl. Assim, o cátion NH_4^+ sofre hidrólise, abaixando o pH do meio

Brometo de potássio (KBr), um sal com cátion derivado de base forte, KOH, e ânion derivado de ácido forte, HBr. Consequentemente, o sal não sofre hidrólise, deixando o pH do meio inalterado (neutro)

Carbonato de sódio (Na_2CO_3), um sal com cátion derivado de base forte, NaOH, e ânion derivado de ácido fraco, HCO_3^-. Logo, o íon CO_3^{2-} sofre hidrólise, produzindo OH^- e elevando o pH do meio

Hidróxido de sódio (NaOH), uma base forte, que se dissocia completamente em Na^+ e OH^-

Assim, a ordem crescente correta do pH das soluções é H_2SO_4<NH_4Cl<KBr<Na_2CO_3<NaOH

Avançado

Primeiramente, leve em conta que, em solução aquosa de KCN, a solubilidade de sais de prata aumenta consideravelmente, devido à formação do complexo Ag(CN)_2^-.

AgBr_{(s)} + 2KCN_{(aq)} \rightarrow Ag(CN)_{2(aq)}^- + Br^-_{(aq)}
AgI_{(s)} + 2KCN_{(aq)} \rightarrow Ag(CN)_{2(aq)}^- + I^-_{(aq)}

Visto isso, sabemos que maior solubilidade relaciona-se ao sal em que a ligação Ag-X é mais fraca. No AgBr, a ligação apresenta maior caráter iônico que em AgI, devido à menor polarizabilidade do íon Br^-. De fato, a ligação com maior caráter iônico (e consequentemente menor caráter covalente) apresenta-se mais fraca, quebrando-se mais facilmente, o que explica a maior solubilidade do AgBr.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: