Soluções Química - Semana 32

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×

Iniciante

A concentração molar pode ser calculada por

M = \frac {1 mol Na_2CO_3}{106 g Na_2CO_3} \cdot \frac {5,3 g Na_2CO_3}{0,1 L}

M = 0,5  mol \cdot L^{-1}

Intermediário

O congelamento abaixo da temperatura normal remete à propriedade coligativa de crioscopia. Como todas as outras propriedades coligativas, ela é unicamente influenciada pela quantidade de partículas em questão. Assim, embora as soluções de cloreto de sódio e glicose possuam a mesma concentração molar, a de cloreto de sódio possui maior quantidade de partículas em solução, pois o sal dissocia-se em Na^+ e Cl^-, apresentando maior abaixamento da temperatura de fusão.

Avançado

I. Incorreta. O ponto de ebulição diminui com o aumento das interações intramoleculares (dentro das próprias moléculas), pois essas interações dificultam a existência de interações intermoleculares.

II. Correta. O aumento de interações intermoleculares dificulta a separação das moléculas necessária para levá-las à fase gasosa, aumento o ponto de ebulição.

III. Correta. Para entrar em ebulição, o líquido precisa vencer a força exercida pela atmosfera em sua superfície. Quanto maior for a pressão atmosférica, mais difícil será para as moléculas do líquido escaparem na forma de gás.

IV. Correta. O aumento da quantidade de sólido dissolvido aumenta as interações no líquido.

0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
0 Flares Facebook 0 0 Flares ×
%d bloggers like this: