Iniciante
É muito comum a contaminação de óleos combustíveis (como o óleo diesel) por enxofre ou espécies sulfuradas. Mesmo que tal contaminação não afete consideravelmente o rendimento do combustível, ela é considerada um sério problema do ponto de vista ambiental: a queima desse enxofre leva à formação do composto A, gasoso, o qual pode reagir com o vapor de água atmosférico e gerar um ácido fraco – de modo que se dá o fenômeno da chuva ácida, isto é, precipitação de chuva com acidez mais elevada que aquela gerada apenas pelo gás carbônico atmosférico. Dentre as consequências da chuva ácida, destaca-se a corrosão de estátuas expostas ao ar livre compostas de mármore ou pedra calcária.
a) Dê a fórmula do composto A, bem como seu nome e sua geometria molecular.
b) Apresente a equação da reação desse composto com água que leva à formação de um ácido fraco.
c) Forneça a reação de corrosão da rocha calcária por esse ácido (considere a neutralização parcial apenas do ácido) e indique que íons devem ser encontrados na solução formada pela dissolução da rocha.
Intermediário
Abaixo estão descritas as propriedades de quatro sólidos:
I) Trata-se de um sólido branco com ponto de fusão 613°C; no estado líquido, conduz eletricidade.
II) Trata-se de um sólido duro e preto que sublima a 2700°C.
III) Trata-se de um sólido com um odor característico e que apresenta ponto de fusão de 120°C.
IV) Trata-se de um sólido acinzentado, com ponto de fusão de 1495°C; no estado sólido e no estado líquido é condutor de eletricidade.
Sabendo que as possibilidades são LiCl, Co, CHI3 e SiC, associe corretamente cada um desses compostos ao numeral romano correspondente. Explique seu raciocínio.
Avançado
Catalisadores encontram amplo uso em situações industriais nos dias atuais, sendo de importância vital para a produção química em todo o mundo. Sobre eles, encontram-se abaixo assertivas. Julgue-as em verdadeiras ou falsas e explique sua resposta.
I) Catalisadores não participam da reação, uma vez que não são consumidos durante o processo.
II) A concentração de um catalisador homogêneo pode figurar na lei de velocidade.
III) Em uma situação de catálise homogênea, todos os reagentes encontram-se na mesma fase, que não necessariamente é aquela do catalisador.
IV) A utilização de catalisador ácido favorece a hidrólise de ésteres, uma vez que aumenta a extensão da reação.
V) Catalisadores aceleram reações pela geração de um novo caminho reacional que apresenta menor energia de ativação.
VI) Mesmo que não sejam consumidos durante o processo, catalisadores de processos industriais precisam ser periodicamente substituídos devido a processos de contaminação que diminuem sua atividade (frequentemente chamados de “envenenamento” do catalisador).