Iniciante:
Situação Física: Na verdade, não há muita física em si neste problema. Basta saber que temperatura de fusão da água, a pressão normal, é de .
Resolução: Vemos a seguinte relação:
Vemos então que uma variação de corresponde a uma de . Assim sendo, uma variação de corresponde a uma variação de , uma de corresponde a uma variação de e assim por diante. Logo:
Ou seja, a temperatura de fusão da água é de .
Intermediário:
Situação Física: Neste problema temos de nos lembrar da relação entre temperatura e pressão e, visto que o cilindro esta na vertical, que haje a força peso no pistão.
Resolução: Digamos que o peso do pistão exerça uma pressão . Temos então para o equilíbrio:
Onde corresponde ao volume total do cilindro, uma constante. Para o equilíbrio requerido:
Onde . Assim obtemos:
E por fim:
Avançado:
Situação Física: Para que o cilindro não pule, na passagem a componente vertical da centrípeta deve no máximo igualar o peso do mesmo. Além disso temos de lembrar que há um aumento da velocidade devido a conservação de energia, e como o centro de massa desce, transforma-se potencial em cinética, lembrando que a cinética se da pela rotação de um disco (equivalente a cilindro).
Resolução: Igualando a centrípeta à componente equivalente do peso:
Para a velocidade neste ponto olhamos a energia, onde é o momento de inércia de um disco e é o momento de inércia do disco no ponto de rotação quando passa do plano horizontal para o inclinado, ou seja, em sua circunferência:
Pelo teorema dos eixos paralelos:
E assim:
Substituindo pela primeira relação obtida:
Por fim, obtemos: