Soluções Física - Semana 65

Iniciante:

Situação Física: Temos aqui um caso semelhante ao de um lançamento oblíquo. É necessário perceber que a velocidade inicial do "projétil" (guepardo) é V, sendo seu tempo de voo relacionado com a componente vertical desta. Podemos então olhar o ponto de pouso e dizer que o antílope deve estar lá no momento em que o guepardo aterrissar, ou usar a velocidade relativa entre os dois, método que julgo ser melhor.

Resolução: Para o tempo de voo:

\frac{t}{2}g=V\sin{(\theta)}\rightarrow t=2V\sin{(\theta)}\frac{1}{g}=\frac{V}{g}

Pois o tempo de subida e o de queda são iguais. E para o deslocamento relativo entre os animais, temos:

d=(V\cos{(\theta)}-v)t=(V\frac{\sqrt{3}}{2}-v)\frac{V}{g}

Queremos que tal deslocamento seja equivalente a distância que havia entre os animais no momento do salto, e assim temos:

(V\frac{\sqrt{3}}{2}-v)\frac{V}{g}=D

Obtemos a equação do segundo grau:

V^2\frac{\sqrt{3}}{2}-Vv-Dg=0

Resolvendo-a obtemos:

V=\frac{\sqrt{3}}{3}(v+2\sqrt{\sqrt{3}Dg})

Ou

V=\frac{\sqrt{3}}{3}(v-2\sqrt{\sqrt{3}Dg})

Havendo a condição de que a velocidade horizontal do guepardo após saltar deve ser maior que a do antílope.

Intermediário:

Situação Física: Ocorre batimento quando duas (ou mais) ondas de frequências próximas interferem, sendo a frequência deste definida pela diferença da frequência delas.

Resolução: Temos de início:

403-f=f-395=4 Hz

Assim, facilmente obtemos :

f=399 Hz

Para que o gradiente fosse 1, teríamos de ter:

f'-399=399-f''=1 Hz

Logo:

f'=400 Hz

E

f''=398 Hz

Avançado: 

Situação Física: Temos de lembrar de conceitos de força, pressão e impulso. É necessário se atentar aos parâmetros que possam surgir. Encontramos como maiores influenciadores a força feita pelo herói na lagosta, bem como o peso da mesma e, além disso, a pressão atmosférica pode ser notada.

Resolução: Escrevemos:

\frac{F}{A}+\frac{Mg}{A}=P_{atm}=P

Sendo F a força feita por Rulc na lagosta, M a massa da mesma, A a área de contato desta com o prédio, g a gravidade local e P_{atm} a pressão atmosférica. Deste modo encontramos:

F=pa=PA-P_{atm}A-Mg\rightarrow p=\frac{PA-P_{atm}A-Mg}{a}

Sendo a a área da mão de Rulc e p a pressão de seu soco. Sendo a força de contato linear, podemos utilizar da média para calcular o impulso sem problemas. É como se calculássemos a área do gráfico de força por tempo, sendo que a função descreve um triângulo, sendo o ponto máximo (altura) o F obtido acima e a base o tempo dado. Assim temos, para o trabalho:

W=\frac{F}{2}\Delta t=(PA-P_{atm}A-Mg)t

Isso corresponde a variação de energia. Ou seja, corresponde a potencial obtida.

W=ghm\rightarrow h=\frac{PA-P_{atm}A-Mg}{gm}t

Tendo m como a massa de nosso herói. Porém ainda temos de considerar a altura do próprio prédio, tendo por fim:

H=h+h'=\frac{PA-P_{atm}A-Mg}{gm}t+h'