Soluções - Semana 39

Iniciante

a) O composto A é o dióxido de enxofre, SO2, que apresenta geometria molecular angular.

b) H2O + SO2 → H2SO3 ⇌ H+ + HSO3-

c) A rocha calcária é composta basicamente por carbonato de cálcio, CaCO3, que é dissolvido por ácidos, gerando íons bicarbonato:

CaCO3 + H2SO3 → Ca2+ + HSO3- + HCO3-

Assim, nota-se que na solução formada devem se encontrar íons cálcio, bicarbonato e bissulfito principalmente.

Intermediário

As associações corretas são: I – LiCl ; II – SiC ; III – CHI3 ; IV – Co.

LiCl é um composto iônico: deve apresentar pontos de fusão e ebulição razoavelmente elevados e condutividade elétrica apenas quando líquido ou dissolvido (no estado sólido, não há liberdade de movimentação de íons suficiente para condução) – conclui-se, assim, que se trata do composto I.

Co é um composto metálico: deve apresentar altos pontos de fusão e ebulição e condutividade tanto no estado sólido quanto líquido – conclui-se que se trata do composto IV.

CHI3 é um composto molecular: esperam-se baixos pontos de fusão e de ebulição – conclui-se, pois, que se trata do composto III.

SiC é um composto covalente: esperam-se altíssimos pontos de fusão e ebulição – conclui-se que se trata do composto II.

Avançado

I) Falsa: mesmo que não consumidos no processo global, catalisadores são espécies que interagem com os reagentes (ou intermediários formados) e depois são regenerados em passo posterior – é impossível que uma espécie altere a reação sem que participe da mesma de alguma forma.

II) Verdadeira.

III) Falsa: na catálise homogênea, catalisador e reagente obrigatoriamente encontram-se na mesma fase; do contrário, trata-se de catálise heterogênea.

IV) Falsa: catalisadores não alteram constante de equilíbrio, uma vez que não alteram os níveis energéticos nem de reagentes nem de produtos, pois não se mantêm ligados a nenhum deles. Logo, não se pode dizer que o ácido aumenta a extensão da reação.

V) Verdadeira.

VI) Verdadeira.