Olimpíada Internacional de Neurociências

 

Esta competição, assim como a OBN, é uma Olimpíada de Neurociências para adolescentes. Sendo fundada em 1999, sua finalidade é ajudar a tratar e encontrar curas para distúrbios cerebrais inspirando e motivando homens e mulheres jovens a seguir carreiras em neurociências básicas e clínicas. Assim, a competição vem cumprindo seu papel, pois já existem muitos dos ex-concorrentes de olimpíadas de neurociências estão trabalhando agora em neurociência, neurologia, psicologia e áreas afins.

O Dr. Norbert Myslinski fundou internacionalmente esta ação na Universidade de Maryland (EUA). Atualmente, a organização segue o padrão original estabelecido pelo Dr. Myslinski, onde os estudantes avançam através de três níveis: competições locais, nacionais e internacional que agregam competidores de 6 continentes,  com cerca de 30 mil estudantes competindo anualmente. O Brasil também conta com competições, através dos Comitês Locais e uma Seleção Nacional, que habilita um estudante a competir internacionalmente.

  • Processo seletivo

Alunos que cursam o ensino médio e tem entre 14 e 19 anos estão aptos a participar desse tipo de competição. Um candidato só pode competir por um único Comitê Local por ano, devendo escolher entre aqueles credenciados nacionalmente (veja lista de Comitês). Os das Olimpíadas de Neurociências Locais são automaticamente convidados para a competição Nacional (OBN), e o vencedor da OBN é convidado para o Campeonato Internacional (IBB).

  • Estrutura da prova

A competição conta com algumas sessões, aqui podemos ver um pouco como funciona cada uma (segundo o site oficial da IBB)

  1. Questionário escrito: Um questionário de 30 perguntas de múltipla escolha e respostas curtas, a ser completado em 30 minutos. Algumas questões envolverão dados e análise gráfica e raciocínio.
  2. Histologia: Cérebro humano e tecidos nervosos serão exibidos em microscópios por 45 segundos. Os alunos devem identificar as estruturas pelo nome e/ou descrever as funções básicas do tecido.
  3. Anatomia: Um exame prático de neuroanatomia com tecidos cerebrais humanos. São concedidos 90 segundos em cada estação para fornecer nomes de estrutura e / ou funções básicas.
  4. Diagnóstico: Imagens de vídeo de pacientes serão mostradas ao lado de um histórico médico escrito. Os alunos podem solicitar resultados de dois exames laboratoriais ou de imagem para auxiliar no diagnóstico.
  5. Ressonância Magnética: Os alunos terão 30 a 60 segundos para examinar cada ressonância magnética e identificar a estrutura ou o espaço indicado. Todos os exames de ressonância magnética serão do cérebro ou da medula espinhal.
  6. Perguntas & Respostas: O painel de jurados fará perguntas ao grupo, ocasionalmente com componentes visuais projetados. Os alunos recebem 30 a 60 segundos para escrever suas respostas.
  • Preparação

No site da Olimpíada Brasileira de Neurociências há um guia com dicas de estudo para essas competições, para saber mais, acesse a página.

  • Premiação

Os prêmios da IBB incluem prêmios, troféus e uma bolsa para participação em um estágio de verão em um Laboratório de Pesquisa nos EUA. Atualmente, o vencedor do Campeonato Internacional recebe US$ 3.000,00 (três mil dólares Americanos), uma bolsa de pesquisa de verão com um renomado neurocientista e um troféu para sua escola ou instituição. O segundo colocado recebe US$ 2.000,00 (dois mil dólares americanos) e o terceiro colocado recebe US$ 1.000,00 (mil dólares americanos).

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